Aposentado constrói réplica de papelão da Catedral de Fortaleza e viraliza na internet; veja fotos

O processo de construção da réplica ganhou muitas visualizações no TikTok

Escrito por Maria Clarice Sousa* ,
Aposentado constrói réplica de papelão da Catedral Metropolitana de Fortaleza
Legenda: “Eu comecei fazendo só a parte da frente, mas me empolguei e decidi fazer a catedral toda”, disse Saraiva
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O aposentado Josemar Saraiva, de 65 anos, construiu uma réplica rica em detalhes da Catedral metropolitana de Fortaleza utilizando papelão. A obra impressionou usuários nas redes sociais após a nora dele, Daniele Ribeiro, publicar vídeos do processo no TikTok. 

“Seu Saraiva”, assim conhecido por familiares e amigos, costumava fazer artes de papelão apenas por diversão. A “brincadeira” iniciou quando ele decidiu construir uma pequena casa de boneca, que ganhou a admiração de alguns moradores, mas ainda não havia se tornado uma tarefa profissional. Inclusive, ele diz ter doado a peça para uma criança da vizinhança.

Veja também

O homem trabalhou por 35 anos em uma empresa ferroviária na área de funilaria e começou construir a catedral com papelão após se aposentar. O artesão diz que sempre admirou o templo, principalmente por um álbum da cidade que tinha em sua casa.

“Uma pessoa veio aqui em casa fazer a unha da minha mulher, e nesse dia, eu estava vendo um álbum antigo da prefeitura de Fortaleza que tinha a imagem da catedral. Como eu já tinha feito umas casinhas de boneca de papelão e as pessoas gostaram, essa mulher (a manicure) sugeriu que eu fizesse a catedral”, disse.

Josemar Saraiva construiu uma réplica rica em detalhes da catedral metropolitana de Fortaleza
Legenda: A construção da réplica durou cerca de seis meses, sendo feita aos poucos
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Inicialmente, Saraiva iria construir apenas uma parte da catedral, mas mudou de ideia quando percebeu que poderia ir além.

“Eu comecei fazendo só a parte da frente, mas me empolguei e decidi fazer a catedral toda”, relatou Saraiva.

A construção da réplica durou cerca de seis meses, sendo feita aos poucos. Segundo ele, ainda faltam alguns detalhes, como o estacionamento, as grades que cercam a catedral e outros pequenos ajustes.

Até agora, nenhuma de suas peças foi vendida, mas a maioria foi doada, uma vez que os materiais foram obtidos gratuitamente.

*ESTAGIÁRIA SOB SUPERVISÃO DO EDITOR FELIPE MESQUITA.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados