Terapia capilar: cabelo limpo e sem odor

A terapeuta capilar Bia Franco dá dicas de como evitar os pontinhos esbranquiçados que surgem, em especial nos fios crespos e cacheados

Escrito por Zilda Queiroz, zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br

Verso
Foto: Foto: Camila Santos

Dormir com o cabelo molhado, mantê-lo preso por muitas horas ou acumular resíduos de produtos são alguns dos facilitadores para a proliferação de micro-organismos causadores de mofo no couro cabeludo e na extensão dos fios.

Segundo a terapeuta capilar Bia Franco, na maioria das vezes o odor está relacionado à transpiração ou secreção excessiva de sebo ou de óleo liberados pelas glândulas sebáceas. Por isso, a higiene é indispensável, especialmente para quem tem cabelos crespos ou cacheados.

Já que as principais razões para o aparecimento dos pontinhos brancos, apontadas pela especialista são a sujidade e o modo de prender os fios, o ideal é lavar e secar bem os cabelos sempre que praticar atividade física ou se expor ao sol. "Esses cuidados ajudam a reduzir o óleo produzido no couro cabeludo", explica.

A presença do sebo na raiz dos fios também cria um ambiente favorável para o crescimento de bactérias e fungos, resultando em um quadro seborreico. "Os folículos infecciosos são responsáveis por causar o mau cheiro que, dependendo da gravidade, pode se tornar repulsivo".

Uma sugestão da profissional para evitar situações constrangedoras é aderir o uso de xampus, condicionadores, máscaras hidratantes e cremes de pentear desenvolvidos especificamente para couro cabeludo oleoso. Eles podem ser úteis na remoção do acúmulo de sujeira e células mortas. "Caso o odor persista, é importante recorrer à ajuda de um dermatologista", alerta a terapeuta capilar.

Legenda: Andrezza Araújo mantém a saúde dos seus cachos seguindo rigorosamente as recomendações da terapeuta capilar Bia Franco
Foto: Foto: Zilda Queiroz

Fios saudáveis

Para a universitária Beatriz dos Santos que preserva seus cachos desde criança, manter os fios hidratados, comportados e saudáveis é uma tarefa constante.

Portanto, mesmo com a utilização dos cosméticos específicos, nas raízes oleosas, a exemplo de Beatriz, quando for usar a máscara ou mesmo o creme de pentear, aplique-os dois dedos de distância do couro cabeludo. "Isso evitará o acúmulo dos produtos nos poros, nos fios e, especialmente, problemas relacionados à coceira ou caspa no couro cabeludo", destaca.

Os óleos vegetais são os mais indicados para a umectação, quando realizada de maneira correta. Observe bem na embalagem se realmente trata-se de um cosmético puramente vegetal. Fique de olho bem aberto com a composição do produto, e se o seu cabelo costuma receber bem os componentes descritos na embalagem. Tomando esses cuidados na hora da escolha, dificilmente comprará cosmético errado. "Portanto, antes de sair comprando os produtos que sua amiga usa, procure ajuda de um especialista e não esqueça de manter o cabelo saudável".