Simpatias para o Dia de Reis: conheça as principais
A crença popular ensina a fazer simpatias com o uso, principalmente, da romã
O Dia de Reis, celebrado neste sábado (6), é conhecido no Brasil por ser a data em que são guardadas as decorações e as árvores de Natal. Contudo, o dia também é marcado pela tradição da simpatia da romã, um ritual para pedir aos Três Reis Magos prosperidade e coisas boas ao novo ano.
Simpatia da romã
Para fazer a simpatia, é preciso retirar nove sementes de uma fruta e pedir aos reis Baltasar, Belchior e Gaspar que, no ano que se inicia, chegue com saúde, amor, paz e dinheiro.
Depois, guardar algumas sementes em um saquinho, papel ou nota de R$ 2 e deixar dentro da carteira, para que não falte riqueza. Outras três sementes devem ser engolidas e mais três devem ser jogadas para trás, para pedir especificamente aos reis magos o que desejar.
Veja também
Outras simpatias do Dia de Reis
Outra simpatia comum no Dia de Reis é escrever o nome de cada um dos Três Reis Magos no batente superior da porta de entrada de casa, do lado de fora, e pedir a eles proteção.
A crença popular ensina também que, antes da meia-noite, devem ser servidos sobre uma toalha branca e nova quatro pratos com maçãs, uma para você e uma para cada rei mago. Você deve comer a sua e, no dia seguinte, dar uma nota de qualquer valor e uma das maçãs restantes a uma criança. As outras duas frutas e outra nota devem ser presenteadas a alguém próximo a você.
A terceira nota deve ser depositada na caixa de uma igreja. Já a quarta deve ser guardada em sua carteira, até o fim do ano. Até que, no próximo ano de celebração, seja doada a quantia que ficou guardada e você refaça a simpatia.