"Prioridade é fazer com que Fortaleza tenha a cultura na agenda principal", diz novo secretário

Médico de formação e músico amador, Elpídio Nogueira assume a Secretaria da Cultura de Fortaleza após passagens pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e pela pasta do Turismo

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:27)
Legenda: Vereador reeleito, Elpídio assumirá a Secultfor em 2021
Foto: Nah Jereissati

O vereador Elpídio Nogueira (PDT) foi anunciado como novo titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), para a gestão de Sarto Nogueira (PDT). Para o novo secretário, a prioridade da nova gestão será "unir as sete artes, e fazer com que Fortaleza tenha a cultura na agenda principal. Eu conto com a galera toda, inclusive ex-secretários, para que a gente consiga fazer um planejamento", resumiu Elpídio.

Irmão do prefeito eleito, Elpídio é médico de formação, músico amador, e esteve à frente da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e do Turismo no mandato de Roberto Cláudio. 

Veja também

Ele ainda destacou que a Secultfor deve se voltar à gestão de novos equipamentos culturais do município, como o Centro Cultural Belchior (criado no segundo mandato de Roberto Cláudio) e o Teatro São José reinaugurado. Ações como o Festival de Música de Fortaleza devem se manter no calendário e o novo gestor da cultura municipal ainda vislumbra criar, para o segundo semestre, um festival de música com apelo "internacional". 

Processos

Elpídio Nogueira afirmou ainda que a experiência como secretário de duas pastas na gestão Roberto Cláudio deve ajudar-lhe a conduzir processos administrativos na nova pasta. "Dessa forma, eu pude me apropriar de como são os caminhos, por meio de uma série de projetos que pude executar", observa. 

Sobre a familiaridade com a cultura, ele, que é médico de formação, acrescenta que o prefeito eleito também é músico amador e a afinidade deve facilitar o diálogo em prol da área. "Como vereador, direcionei várias emendas pra área. Já participo da vida cultural da cidade há bastante tempo, sempre ajudei o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. E tenho um projeto da Virada Cultural de Fortaleza", alinha Elpídio. 

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026