Lançamento do livro “Os Tremembé no Ceará: Tradição e Resistência” acontece nesta quinta (24)

O evento virtual será transmitido pelo Youtube da Secult Ceará, às 17 horas, e também celebra os 90 anos de Maria Amélia Leite, autora da obra

Imagem: Janete Melo
Legenda: A obra de Maria Amélia Leite (sentada) narra a história de luta e força do Povo Tremembé
Foto: Janete Melo

A escritora e indigenista Maria Amélia Leite celebra seus 90 anos de vida, nesta quinta-feira (24), com o lançamento do livro: “Os Tremembé no Ceará: Tradição e Resistência”. O evento virtual acontece no Youtube da Secult Ceará, às 17 horas, com bate-papo entre convidados indígenas e indigenistas do Ceará que vão ler trechos da obra, de Maria Amélia, a qual narra a história de luta e força do Povo Tremembé!

“Este livro não conta só a história de Maria Amélia Leite. Não conta só uma memória individual. Trata-se de uma memória coletiva. Uma narrativa que se faz social e de luta política pelo reconhecimento étnico dos povos indígenas do Ceará e pelo direito às suas terras, em especial do povo Tremembé. Como ela mesma escreve em suas palavras iniciais, “a história deste livro é a história de um povo. É a história de muitas vidas”, pontua o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

A publicação é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e de pesquisadores indigenistas em parceria com o Conselho Indígena Tremembé de Almofala, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, a Articulação de Mulheres Indígenas do Ceará, a Organização dos Professores Indígenas do Ceará, a Comissão de Juventude Indígena do Ceará e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Serviço:
Live de Lançamento do livro: “Os Tremembé no Ceará: Tradição e Resistência” 
Data: quinta-feira (24) de setembro
Horário: 17h
Transmissão pelo Youtube da Secult Ceará

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?