Blocos de Carnaval realizam evento em defesa da democracia neste sábado (20)

Participam os blocos Luxo da Aldeia, Chão da Praça, Damas Cortejam, Camaleões do Vila, As Gata Pira, As Travestidas, Iracema Bode Beat e Glitter

Escrito por Redação ,

Os blocos de Carnaval de Fortaleza vão voltar as ruas da Capital em um ato político, que será realizado neste sábado (20), a partir das 8h13, com concentração na Praça da Bandeira, no Centro. O movimento passa também pelo Theatro José de Alencar e segur até a Praça do Ferreira.

Os blocos Luxo da Aldeia, Chão da Praça (com Transacionais), Damas Cortejam, Camaleões do Vila, As Gata Pira, As Travestidas, Iracema Bode Beat e Glitter confirmaram a realização das apresentações. Após o cortejo em apoio a candidatura de Fernando Haddad (PT), os blocos se reunirão em festa na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica.

O evento aconteceria, a princípio, na Praça dos Leões, no Centro, mas o local foi alterado posteriormente. 

Ainda no texto divulgado pelos oito blocos, eles pedem a defesa da diversidade e da liberdade, além de fazer referência à campanha #EleNão, que levou milhares de pessoas às ruas nas últimas semanas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Manifesto dos blocos e agremiações carnavalescas em defesa da liberdade e da diversidade Nós que fazemos o Pré-Carnaval e o Carnaval de Fortaleza, festividades que anualmente colorem nossa cidade, espalhando alegria, música e dança, ensinando que sim é possível balançar o chão da praça, fazer a rua pulsar num ritmo que não o da indiferença, experimentar a riqueza que só a experiência coletiva, o colorido da massa, pode oferecer, publicamos esse manifesto para declarar nossa posição em defesa da diversidade e da liberdade, valores essenciais ao carnaval e a todas as demais formas de expressão de nossa cultura, que é da mistura, do encontro e das trocas entre elementos de diferentes matizes. Hoje nossa cultura se encontra ameaçada pelo avanço de um pensamento conservador e reacionário, que despreza a diversidade e odeia a liberdade, que prega a intolerância e o ódio às diferenças. Nós nos opomos a quaisquer formas de censura e de criminalização impostas à produção e à expressão cultural. Entendemos que a cultura, em seu mais amplo conceito, é um instrumento imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante, livre e solidária, e, por isso, convidamos a todas e todos que acreditam na liberdade a se posicionarem contra o autoritarismo irracional que ameaça chegar ao poder nestas eleições presidenciais e precipitar o país num abismo obscuro de mistificação e preconceito. O tempo de pôr fim a esse rumo de desastre é hoje, é agora. Tempo de afirmar nossos blocos como espaços de tolerância e cultura de paz, que acolhem e acolherão, sempre, a todas e todos, independentemente de raça, de credo, de gênero e de filiação partidária. Se manifestar contra a chegada ao poder de um candidato que representa um retrocesso a todos os avanços e conquistas obtidos desde o fim da Ditadura Militar não é um gesto partidário, posto que o faríamos independente de quem fosse seu adversário, é sim um gesto de apoio à diversidade cultural brasileira e àqueles que a produzem. Por tudo isso, nossas vozes, nossos instrumentos e nossos ritmos ecoarão para afirmar que #elenão, #elenunca, #elejamais. Viva o carnaval! Viva a diversidade! Viva a cultura brasileira!

Uma publicação compartilhada por Bloco Luxo da Aldeia (@luxodaaldeia) em