Tema da Redação do Enem 2025: 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'

Temática foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início da tarde deste domingo (9).

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:33)
Foto do app do Enem 2025. Imagem usada em matéria divulgando o tema da redação do Enem 2025.
Legenda: Provas são realizadas em localidades de todo o Brasil.
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil.

Foi divulgado o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste e no próximo domingo, 9 e 16 de novembro, em todo o país. Nesta edição, os participantes da prova deverão escrever sobre “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo federal que organiza a avaliação, no início da tarde deste domingo (9).

Os participantes terão que desenvolver um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta e dos textos motivadores, além do seu próprio repertório adquirido.

Assim, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto.

Critérios e correção

Ao que informou o Inep, cada redação será corrigida por dois avaliadores e cada um deles atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências

A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. De acordo com o órgão, a nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame são critérios que podem conferir nota zero à redação.

Confira os comentários sobre o tema

Segundo o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Plataforma de Educação, o tema deste ano tem um recorte que demanda a compreensão de como “como a sociedade brasileira enxerga ou vai enxergar daqui para frente e se organizar com relação à longevidade” em diferentes esferas.

“A tese principal vai girar em torno de que o Brasil precisa reposicionar a velhice como uma etapa ativa da cidadania, seja com políticas intersetoriais e tenha uma mudança cultural para a longevidade que se converta em capital social, não necessariamente só em vulnerabilidade”, desenvolveu o educador.

Ele mencionou aspectos estruturais no contexto desta temática, como a transição demográfica cada vez mais acelerada e o impacto dela no planejamento dos serviços à população, e no plano cultural e econômico, que demanda a adoção de medidas que pautem uma ampliação da autonomia para redução de custos sociais.

Como proposta de intervenção na redação, Celedônio sugeriu que o participante dissertasse sobre um esforço de estados, municípios e União na implementação do que chamou de “programa de envelhecimento ativo e anti-idadismo”, com equipamentos públicos voltados para o lazer e esporte, políticas de inclusão produtiva e campanhas de enfrentamento ao etarismo, com monitoramento público com respeito aos direitos humanos.

Confira o tema da redação do Enem nas edições anteriores

  • Enem 2024 — “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”;
  • Enem 2023 — “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”;
  • Enem 2022 — “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”;
  • Enem 2021 — “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”;
  • Enem 2020 — “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital;

Diário do Nordeste abordou o assunto

Adiantando a temática da redação do Enem 2025, o Diário do Nordeste abordou a discussão em torno do envelhecimento da sociedade brasileira em conteúdos veiculados durante 2025. 

Dois deles — os especiais “Serviços populares ajudam idosos no Ceará a enfrentar o alto custo de envelhecer” e “Alunos 60+ ocupam universidade para manter mente ativa, socializar e reforçam debate sobre inclusão”, ambos publicados em setembro — foram vencedores do 3º Prêmio Mercantil de Jornalismo.

Em outubro, a reportagem “Saúde mental pode impactar longevidade de atuais gerações, indica estudo” evidenciou os resultados do Indicador de Longevidade Pessoal (ILP), um estudo nacional que apresentou dados sobre o envelhecimento da população.

Já em julho, a reportagem “Políticas para idosos: avanço de propostas no Legislativo do Ceará não acompanha necessidades reais”, mostrou a demanda por políticas públicas para a terceira idade no Estado.

4,8 milhões de participantes

Conforme divulgou o Inep, o Enem 2025 contou com a inscrição de 4,8 milhões de participantes, em todos os estados e no Distrito Federal.

No Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado anunciaram medidas especiais para garantir o deslocamento gratuito de estudantes durante os dias de aplicação do exame.

Os residentes na capital que possuem carteira estudantil válida terão direito a duas viagens gratuitas por dia de prova, entre 7h e 20h, no sistema de ônibus coletivo. Um reforço na frota foi anunciado pela administração municipal.

Já os que residem em toda a Região Metropolitana de Fortaleza, no Cariri ou em Sobral, incluindo os que não são estudantes, poderão utilizar o metrô e os veículos leves sobre trilhos (VLT) gratuitamente.

Assuntos Relacionados