Operação Overclean: PF mira organização criminosa suspeita de desvios de emendas parlamentares

Policiais cumprem 16 mandados de busca e apreensão em cidades baianas, nesta sexta-feira (27)

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Policiais federais
Legenda: As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF)
Foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (27), 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos nas cidades baianas de Camaçari, Boquira, Ibipitanga, Paratinga e na capital, Salvador. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Os trabalhos policiais acontecem no âmbito da quarta fase da Operação Overclean, deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB). O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Entre os alvos da operação, está o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA), o assessor dele e prefeitos de municípios baianos, segundo informações publicadas pelo blog da jornalista Camila Bomfim, do g1.

Conforme o portal, o deputado é suspeito de repassar de forma irregular emendas parlamentares a três municípios da Bahia, com indícios de que o assessor dele atuava como principal operador financeiro do esquema. 

Veja também

Crimes investigados

Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre os anos de 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.

Os crimes investigados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Assuntos Relacionados