Legislativo Judiciário Executivo

Sarto anuncia projeto que exige passaporte da vacina em Fortaleza no dia em que oposição debate tema

Audiência pública na Câmara Municipal discutiu obrigatoridade do passaporte

Escrito por Redação ,
Vereadores de oposição a José Sarto debateram a obrigatoriedade do passaporte de vacinação em Fortaleza
Legenda: Vereadores de oposição a José Sarto debateram a obrigatoriedade do passaporte de vacinação em Fortaleza
Foto: Felipe Azevedo

Às vésperas de iniciar a tramitação de um projeto de lei do prefeito José Sarto (PDT) que estabelece a obrigatoriedade do passaporte da vacinação em Fortaleza, vereadores de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza se reuniram para discutir a medida do Governo do Estado que exige o comprovante.

A audiência pública para debater a obrigação do passaporte da vacina como medida de combate à pandemia da Covid-19 reuniu lideranças políticas e econômicas no auditório Murilo Aguiar nesta terça-feira (7).

Veja também

Além da vereadora Priscila Costa (PSC), que propôs a audiência e encabeça a discussão, o evento contou com a presença dos parlamentares Carmelo Neto (Republicanos), Ronaldo Martins (Republicanos), Sargento Reginauro (Pros), Márcio Martins (Pros), Inspetor Alberto (Pros), e os deputados estaduais Soldado Noélio (Pros) e Delegado Cavalcante (Pros). O senador Eduardo Girão (Podemos) discursou no evento de forma virtual.

Poucas horas após a audiência, o prefeito de Fortaleza anunciou o envio de um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação para entrada em repartições e prédios públicos da Prefeitura. Ele já havia antecipado a proposta no final de novembro.

"Como havia antecipado, o regramento vale para servidores, terceirizados, colaboradores, estagiários e cidadãos em geral. Nos casos de acesso a serviços essenciais como saúde, assistência social e educação, haverá regras específicas", disse o prefeito em publicação nas redes sociais.

Câmara Municipal

Na Câmara Municipal, ainda está vigente decreto que não prevê a apresentação de passaporte da vacina. Não há previsão de modificação da regra. Na Assembleia Legislativa, desde a segunda-feira (6), a comprovação de vacinação ou justificativa médica para a ausência do imunizante é obrigatória para acessar o Legislativo.

Para os opositores da medida, a exigência do passaporte da vacinação "restringe a liberdade de ir e vir".

Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza durante audiência pública sobre passaporte da vacina
Legenda: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza durante audiência pública sobre passaporte da vacina
Foto: Felipe Azevedo

"Queremos saber a razão dessa medida que está causando constragimento no ambiente empresarial tanto na vivência com seus clientes como com seus funcionários", ressaltou a vereadora Priscila Costa. Ela é autora de um projeto de lei que proíbe a apresentação do passaporte sanitário em Fortaleza.

"Nós precisamos dar um recado para a sociedade e para a classe política do tanto que isso tem incomodade e constrangido o cidadão de bem", afirmou o vereador Márcio Martins.

No evento, estiveram também o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão; e o presidente da Abrasel Ceará, Taiene Righetto.