Legislativo Judiciário Executivo

Presidente do PSB no Ceará formaliza 'apoio irrestrito ao PDT' após investidas de Camilo Santana

Convenção do PSB ocorre na manhã desta quarta-feira e deve oficializar apoio a Roberto Cláudio

Escrito por Luana Barros, Felipe Azevedo ,
Roberto Cláudio ao lado de Sarto, Denis Bezerra e Élcio Batista na convenção do PSB
Legenda: Roberto Cláudio ao lado de Sarto, Denis Bezerra e Élcio Batista na convenção do PSB
Foto: Fabiane de Paula

Após investida do ex-governador Camilo Santana (PT) para levar o PSB para a pré-candidatura do PT ao Governo do Ceará, o presidente estadual da sigla, Denis Bezerra, reforçou "apoio irrestrito" à candidatura de Roberto Cláudio (PDT).

O partido realiza, nesta quarta-feira (27), convenção na qual irá formalizar a aliança com o PDT para a disputa estadual. Roberto Cláudio e outras lideranças da sigla pedetista também participam. 

Veja também

A tentativa de atrair o apoio do PSB para a pré-candidatura de Elmano de Freitas (PT) ocorreu, inclusive, com a Executiva nacional do partido. Camilo Santana e o pré-candidato estiveram em Brasília, na última segunda-feira (25), para conversar com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira

Denis Bezerra citou que, no mesmo dia, conversou "quatro ou cinco vezes" com o dirigente nacional da sigla para ir "alinhando o entendimento", que será confirmado na convenção desta quarta.

Bezerra chegou a conversar, por telefone, com o próprio Camilo na última sexta-feira (22). 

"Ele fez algumas ponderações, mantivemos um diálogo cordial. Coloquei o nosso posicionamento que havia sido definido através de uma reunião do diretório por unanimidade e se eu fizesse qualquer tipo de movimento para desfazer aquela reunião, eu não estaria praticando nada mais nada menos do mesmo que a gente tem raiva, que a gente tem que ojeriza que é a autoritarismo".
Denis Bezerra
Presidente do PSB Ceará

Ele disse ainda que foi pego de surpresa por nota assinada por prefeitos e integrantes do PSB pedindo a reavaliação da posição do partido na disputa estadual, já que vinha "dialogando com todo mundo". "Quem quis conversar, quem quis me ligar para conversar a respeito, eu atendi. Mostrei as razões porque nós não íamos reabrir esse diálogo dentro do partido", ressaltou. 

Veja também

Apesar disso, ele afirma ver "naturalidade" tanto na investida do ex-governador Camilo Santana como nas "divergências dentro do partido". "Mas a gente vai respeitar a decisão que o diretório tomou", finalizou.

Roberto Cláudio também comentou a decisão do PSB em se manter na aliança apesar das tratativas do PT. 

"Graças a Deus, né? Graças a Deus, ao trabalho da gente, à credibilidade do nosso partido, à credibilidade e à honra das nossas lideranças partidárias. A gente tem tem conseguido construir sem muito barulho, a cada dia, uma nova adesão, uma nova manifestação de apoio e com muita humildade continuaremos a construir esse palanque do bem, o mais amplo possível

Denis Bezerra e Roberto Cláudio
Legenda: Roberto Cláudio e Denis Bezerra na convenção do PSB nesta quarta, em Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

Apoio nacional

Apesar de ter se mantido na aliança com o PDT a nível estadual - apoiando a candidatura de Roberto Cláudio para o cargo - o PSB Ceará recuou de decisão anterior de apoiar o candidato a presidente do PDT, Ciro Gomes.

Denis Bezerra afirmou que o diretório estadual irá "respeitar a decisão nacional" e irá apoiar a chapa formada pelo ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). 

Convenção do PSB selou apoio ao PDT no Ceará
Legenda: Convenção do PSB selou apoio ao PDT no Ceará
Foto: Fabiane de Paula

Quando esteve no Ceará, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, chegou a dar "carta branca" para o diretório do PSB no Ceará reforçar o palanque de Ciro, mas a decisão acabou sendo revista. 

No Ceará, Denis afirmou ainda que esperar ver as duas coligações, encabeçadas por PT e PDT, novamente unidos em um eventual segundo turno. 

"Eu prego sempre a união e o diálogo e dentro dessa perspectiva eu acho que nós todos teremos que nos unir em um segundo turno para mais uma vez ganhar a eleição e continuar o desenvolvimento do nosso estado".
Denis Bezerra
Presidente do PSB

Aliança com o PDT

A convenção do PSB Ceará contou com a presença de lideranças políticas tanto da própria sigla como do PDT, partido com o qual confirma aliança para a disputa estadual no evento. 

Convenção PSB
Legenda: Lideranças do PSB e do PDT participaram da convenção estadual do PSB Ceará na manhã desta quarta
Foto: Fabiane de Paula

Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), afirmou que ficou "triste" com a investida do ex-governador Camilo Santana para atrair o PSB para aliança encabeçada pelo pré-candidato ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas. "Mas o PSB é um partido que tem mostrado realmente uma sintonia muito forte com o projeto do ex-prefeito Roberto Cláudio. Já declarou apoio a nossa coligação, que eu espero seja realmente a coligação vitoriosa no dia 2 de outubro", completou. 

Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB) comentou a desfiliação da governadora Izolda Cela do PDT, anunciada nesta terça-feira (26). "É uma mulher firme, preparada e inteligente, que tomou a decisão que ela entendeu ser a melhor durante o processo eleitoral", elogiou. 

Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, com Roberto Cláudio
Legenda: Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, com Roberto Cláudio
Foto: Fabiane de Paula

Élcio chegou a ser criticado por aliados da governadora por nota na qual pedia que Izolda "lidere a sucessão, pacifique o partido (PDT) e construa o consenso para enfrentar a oposição" ou que ela poderia "escolher outros caminhos", como o da desfiliação. 

O vice-prefeito, que chegou a defender o nome de Izolda antes da votação do diretório estadual do PDT na qual Roberto Cláudio saiu vitorioso, passou a defender o nome do ex-prefeito. "O Roberto Cláudio representa nesse momento, o melhor projeto para governar o estado do Ceará", disse na chegada à convenção do PSB. 

Veja também

Acompanhado de Roberto Cláudio, o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) disse lamentar a desfiliação de Izolda Cela e alegou que ela levou a derrota na disputa interna do PDT "para o campo pessoal". 

"É uma decisão pessoal que cabe a gente aceitar, Lamentar, eu lamento a saída da dos quadros do PDT mas foi uma decisão partidária escolher outro candidato".
José Sarto
Prefeito de Fortaleza

Ele ressaltou ainda Roberto Cláudio foi "o melhor prefeito da história de Fortaleza" e que tem "experiência comprovada fazendo políticas que são referência para o Brasil" e, por isso, acredita que será "o futuro governador". 

 

Assuntos Relacionados