Plano Diretor: ‘Vamos ver o que se aproveita do feito pelo Sarto, o que não servir, vamos refazer’, diz Bruno Mesquita
O político participou da live do PontoPoder e apontou problemas gerados pela desatualização da legislação que orienta sobre a ocupação e desenvolvimento na Cidade

Líder do prefeito Evandro Leitão (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Bruno Mesquita (PSD) disse, na quinta-feira (13), que a atualização do Plano Diretor de Fortaleza é uma das prioridades tanto para o Executivo quanto para o Legislativo municipal neste ano. O político defendeu que os planejamentos feitos pelo ex-prefeito José Sarto (PDT) para a Capital sejam revisados.
“Vamos ver o que se aproveita do que foi feito pelo Sarto, o que não servir, vamos refazer. Eu disse para o prefeito que, se a gente for começar tudo de novo, vamos passar três ou quatro anos, eu acho que nem na gestão dele teremos como fazer algum tipo de mudança no Plano Diretor”, completou.
Veja também
O parlamentar participou da live do PontoPoder e concedeu entrevista aos editores Jéssica Welma e Wagner Mendes. Na conversa, ele apontou alguns problemas gerados pela desatualização da legislação que orienta sobre a ocupação e desenvolvimento na Cidade.
“O prefeito já falou até publicamente, ele defende essa revisão porque está ultrapassada até pelo tempo da pandemia. Essa é uma questão que a gente está vendo com muito zelo para vermos o que se aproveita e o que muda. Aliás, tem alguns locais de Fortaleza que deixaram de avançar por conta dessa questão do Plano Diretor”, disse.
Atualmente, a legislação vigente sobre isso em Fortaleza é de 2009, aprovada e sancionada ainda durante o mandato da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). As atualizações ocorrem a cada década, portanto, desde 2019, o Plano Diretor da Capital está defasado.
Atraso na conclusão do Plano Diretor
As tentativas de revisão da norma começaram ainda durante a administração de Roberto Cláudio (PDT), em 2020. As movimentações ocorreram após atraso de um ano e pressões de entidades ligadas ao tema. Contudo, os trabalhos foram interrompidos em julho daquele ano, por conta das medidas de isolamento social adotadas na pandemia da Covid-19.
Ao tomar posse, Sarto seguiu articulando a atualização do Plano Diretor. O prazo de conclusão foi reavaliado sucessivas vezes ao longo da gestão, tanto pelo próprio mandatário quanto por aliados que ocupam cadeiras na Câmara Municipal.
Veja também
“O Plano Diretor é um assunto que estamos nos debruçando mais. Eu fui da Comissão do Plano Diretor no primeiro biênio do mandato anterior e agora sou vice-presidente da Comissão, presidida pelo vereador Benigno Júnior”, disse Mesquita.
“O prefeito quis saber a nossa opinião, principalmente a minha e a do vereador Léo Couto (presidente da CMFor), que fomos da legislatura passada. Eu participei de alguns eventos, de algumas oficinas (na gestão Sarto) sobre o Plano Diretor. Dei essa opinião ao prefeito Evandro, que a gente veja o que foi feito pelo Sarto, como as reuniões temáticas de bairro, que isso ele fez, eu participei de várias”, concluiu.