Após pressão de bolsonaristas, PL deixa base de Sarto e anuncia Carmelo Neto em liderança na Câmara
Comando da bancada do partido vinha sendo motivo de disputa interna desde maio
Após meses de disputas, tentativas de destituir vereadora ligada ao prefeito José Sarto (PDT) e indefinições dentro do próprio partido, a liderança do PL na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) agora pertence ao vereador Carmelo Neto. A definição foi no fim de semana. Antes, o cargo havia sido ocupado por outro parlamentar bolsonarista, Pedro Matos, que voltou à suplência.
A decisão para que o PL fosse liderado por parlamentares de oposição ocorre após um cabo de guerra ter iniciado ainda em maio. Na base do prefeito Sarto após as eleições de 2020, o PL passou a ter maioria de vereadores de oposição após o presidente Jair Bolsonaro ter migrado para a sigla.
Veja também
Na negociação, a vice-liderança ficou com a vereadora Ana do Aracapé, ex-líder da bancada e base do Governo. Ela foi procurada para se manifestar sobre a nova liderança, mas não atendeu as ligações.
As articulações começaram quando o suplente Dudu Diógenes, juntamente com Carmelo Neto, tentou angariar assinaturas para destituir Ana do Aracapé do cargo de liderança. Além dela, a vereadora Tia Francisca também faz parte do grupo que apoia a atual gestão da Capital.
Para dar seguimento, a oposição necessitava da anuência da maioria dos vereadores. Houve uma tentativa de colher assinaturas para executar a troca de comando.
O vereador Pedro Matos, no entanto, apesar de compor o grupo de oposição, não endossou a manobra e fez com que o grupo não atingisse a maioria de apoio.
Na semana seguinte, em almoço com o presidente do PL no Ceará, Acilon Gonçalves, foi definido que Matos deveria assumir a liderança na Casa. Após um mês, com a volta à suplência, o PL mudou novamente de líder de bancada com a indicação de Carmelo Neto.
Questionada se o PL, que ajudou na eleição de José Sarto em 2020, agora passa a compor oficialmente a oposição na Casa, a assessoria do partido afirmou que "o PL defende o presidente Bolsonaro na Câmara e apoia os temas relacionados a ele que são todos bons para o povo".
Atribuição do líder
Ter um líder da bancada de oposição poderá significar baixas no apoio ao Executivo na Câmara de Fortaleza. Com seis parlamentares, o PL é o segundo maior partido no Parlamento Municipal, ficando atrás apenas do PDT, com 10.
De acordo com o Regimento Interno da Casa, a liderança detém atribuições e poder de decisão nos trabalhas do Legislativo. Entre elas está a de indicar à Mesa Diretora os membros para compor Comissões.
Além disso, o líder de bancada pode encaminhar votação de qualquer projeto em nome de todo o grupo partidário. No caso do PL, o grupo tem seis votos.
Quem é quem no PL
TITULARES
Ana do Aracapé - Base do Governo
Tia Francisca - Base do Governo
Priscila Costa - Oposição
Carmelo Neto - Oposição
SUPLENTES
Dudu Diógenes (Inspetor Alberto) - Oposição
Pedro Matos (Bruno Mesquita - Pros, da base) - Oposição