Legislativo Judiciário Executivo

Disputa por liderança do PL na Câmara de Fortaleza poderá ficar a cargo de Acilon Gonçalves

Vereadores da base governista e da oposição querem o comando da bancada no Legislativo municipal

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Ana Aracapé e Dudu Diógenes
Legenda: A atual líder do PL, Ana Aracapé, disputa a liderança com o bolsonarista Dudu Diógenes
Foto: Divulgação/ CMFor

A disputa pela liderança do PL na Câmara Municipal de Fortaleza deve ser decidida pelo presidente do diretório estadual do partido, Acilon Gonçalves. Com a bancada de vereadores dividida entre governistas e oposicionistas, não foi possível um acordo sobre o comando do grupo - que representa a segunda maior bancada da Câmara Municipal.

O vereador bolsonarista Dudu Diógenes (PL), suplente em exercício, pleteia o cargo de líder do partido na Casa. Atualmente, a governista Ana Aracapé (PL) é quem ocupa a liderança. "O correto é ter uma pessoa identificada com o presidente da República. Essa é a nossa posição bolsonarista dentro do PL", disse o parlamentar.

 

Veja também

Ele tentou conseguir assinatura da maioria dos vereadores do PL para apresentar requerimento para troca de liderança, mas conseguiu apoio apenas da metade. Além dele, os vereadores Carmelo Neto e Priscila Costa assinaram requerimento pela mudança. Tia Francisca e Pedro Matos, além da atual líder, Ana Aracapé, não assinaram.

Disputa interna

A solução encontrada por Diógenes foi levar o assunto para o presidente do PL Ceará e prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Segundo o parlamentar, uma reunião deve ser agendada ainda nesta quarta-feira (11) para discutir o tema. "A gente vai conversar com ele, reunir os seis (vereadores) e ter uma decisão comum", afirma o vereador.

O Diário do Nordeste tentou contactar a vereadora Ana Aracapé sobre a nova movimentação dos parlamentares bolsonaristas, mas não obteve retorno. Em entrevista na terça-feira (10), ela havia afirmado que via "com estranheza" a investida dos colegas de partido e disse que Dudu Diógenes estava "de olho no tempo de liderança para usar a tribuna". 

A reportagem também buscou o presidente do PL Ceará, Acilon Gonçalves, para se manifestar sobre o impasse na bancada de vereadores de Fortaleza. O dirigente informou que irá se reunir com os parlamentares para resolver o embate. 

"Irei me reunir com os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza que fazem parte da bancada do PL para tirarmos uma posição e a partir da próxima semana esse assunto estará resolvido", disse Acilon, por meio de nota.

 

Assuntos Relacionados