'Vem pra Alece' realiza 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais
Programação ocorre neste domingo (28)
Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza a segunda edição do "Vem pra Alece", neste domingo (28), das 8h às 13h, na sede do Legislativo estadual e no entorno, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
A programação envolve prestação de serviços gratuitos, cidadania, direitos da mulher, saúde, educação, cultura, espaço infantil, sustentabilidade, inclusão, empreendedorismo e muito mais.
A segunda edição consolida a iniciativa no calendário cultural de Fortaleza. Segundo a Alece, são esperadas seis mil pessoas, superando o público da primeira edição. O evento é transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7MHz), Portal da Alece (al.ce.gov.br) e redes sociais.
O deputado estadual Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, falou sobre a importância do evento na aproximação da população com a casa e seus parlamentares.
"É um prazer estar recebendo todos aqui, recebendo a população cearense, mas o mais importante aqui é o simbolismo de nós estarmos aqui com participação da população, mostrando que nós podemos sim fazer um parlamento aberto, um parlamento transparente, um parlamento humanizado, um parlamento que possa respeitar a população que elege os seus apresentantes. E nós somos aqui 46 representantes que estamos aqui a desempenhar um trabalho dedicado, um trabalho sério, um trabalho honesto, mas sobretudo um trabalho voltado para aqueles que mais precisam", declarou na manhã deste domingo.
A 2ª edição do "Vem pra Alece" oferece uma programação diversificada na área de sustentabilidade, com feira de produtos orgânicos, distribuição de mudas de plantas e apresentação das iniciativas sustentáveis desenvolvidas na Alece. O público tem a oportunidade de aprender mais sobre sustentabilidade com roda de conversa, jogo para o público infantil, troca de informação e imersão com realidade virtual.
Ações de educação, cidadania, saúde, empreendedorismo, inclusão também fazem parte do evento, que tem ainda visitas mediadas aos espaços do Parlamento estadual.
Segundo Evandro Leitão, a ideia de manter o parlamento aberto foi um sucesso desde o início, quando foi realizada a primeira edição, em outubro de 2023. "Fizemos o primeiro Vem pra Alece, que foi um sucesso, tivemos aqui cerca de 4.500 pessoas visitando as dependências da Assembleia, podendo conhecer os serviços que são ofertados pela Unipace, lá pelo Programa Alcança, por exemplo", disse ele citando um dos serviços.
Assim, ele ressaltou, a intenção é atender o público com eficiência. "Então, temos uma equipe muito disciplinada, todas elas voltadas para o atendimento eficiente, para o atendimento humanizado. E vindo justamente ao encontro do parlamento aberto, que eu falei no início, que é um parlamento transparente. Só tenho a agradecer essa manhã festiva", reforçou.
Espaço infantil e atividades adaptadas
O evento conta com um espaço infantil, que oferta às crianças teatro de fantoches, contação de histórias e atividades de motricidade, além de brincadeiras, jogos e atividades esportivas adaptadas para crianças e jovens com deficiência.
Os participantes podem ainda solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com deficiência, numa parceria com a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), e usufruir de uma sala sensorial preparada para receber quem precisar de acolhimento em momento de desorganização sensorial.
Serviços no evento
Na manhã deste domingo (28), dezenas de pessoas passaram pelo local e puderam usufruir dos serviços. Jordana Alves, secretária parlamentar que trabalha na Alece, falou sobre a ida ao local e a oportunidade de levar a família junto no fim de semana.
"Bem, esse movimento que eles fazem, esse evento, é maravilhoso porque a gente passa a semana todo dia trabalhando, né? E aí eles sempre ficam: 'mãe, me leva para o seu trabalho?', ficam pedindo. Eu acho que foi o dia ideal para trazer aqui, para mostrar para eles o quanto é bom ficar aqui na Assembleia, ter esses eventos aqui, então a gente traz para eles se divertirem, saírem de casa e conhecerem também", explicou ela.
Antônio Marcos, marido de Jordana que também esteve no local, citou a importância dessa conexão. "É importante até porque eles vão conhecer o trabalho dela de outra forma, não só com o trabalho, mas segundo o lazer também", declarou.
Vera Farias é costureira e empreendedora e foi uma das convidadas a participar do 'Vem pra Alece' como expositora. Segundo ela, o espaço abriu uma oportunidade para mostrar o trabalho feito por ela e outras mulheres do bairro onde vive.
"Foi muito gratificante. Ficamos muito felizes e agradecemos muito por essa oportunidade", disse ela lembrando do convite ao local. "As vendas são importantes né, mas no primeiro lugar talvez são esses bordados, são de um projeto que temos lá no nosso bairro Jardim Iracema. Então, temos aqui várias mulheres que se reúnem para costurar e bordar, e são todos bordados à mão, aí fomos convidados para a feira e estamos aqui participando, esperando ter um bom proveito", garante.
Assim como ela, outras pessoas foram convidadas para participar do evento neste domingo.