'Transnordestina será entregue até 2027', diz Tufi Daher, diretor-presidente da ferrovia
O executivo acompanha Lula, em Iguatu, no Ceará
O diretor-presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, informou que, se houver recursos, a ferrovia será entregue em até três anos. A declaração foi dada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à obra, em Iguatu, no Interior do Ceará, na tarde desta sexta-feira (5).
“Até início de 2027, se não faltar recurso, queremos concluir (a construção). Em 2025, vamos fazer os primeiros transportes de cargas, saindo de São Miguel do Fidalgo (PI) até Iguatu, Quixeramobim, trazendo soja e milho”, afirmou.
Durante discurso, Lula disse que “o governo vai cumprir todos os compromissos” relacionados à ferrovia e “não permitirá faltar” verbas para essa finalidade.
Segundo a Transnordestina Logística, considerando a 1ª fase do projeto, cerca de 70% do empreendimento já está concluído, até o momento. A conexão do Piauí com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) é a prioridade dessa etapa, a ser finalizada até 2027.
Já a 2ª fase tem prazo de conclusão até 2029, conforme cronograma. Atrasada há quase duas décadas, a ferrovia de 1.206 km ligará o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, ao Porto de Pecém, no Ceará.
Ainda segundo a empresa responsável pela obra, no momento, as atividades avançam nos lotes 4 e 5, entre Acopiara e Quixeramobim, com extensão de 101 km. No lote 3, região de Iguatu, estão sendo finalizadas edificações de montagem da linha férrea.
As obras do lote 6, com extensão de 50 km, de Quixeramobim a Quixadá, estão em fase final de contratação.
Acompanhe em tempo real
Veja também
Essa é a quarta visita oficial de Lula ao Ceará durante o terceiro mandato. A última vez que o presidente veio ao Estado foi em janeiro deste ano, para anúncio da instalação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza.
Manifestantes têm cartazes recolhidos
No acampamento da Transnordestina, além de apoiadores do presidente Lula, há grupos de estudantes e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) com cartazes com frases de protesto em defesa dos profissionais da educação e do Detran e contra o governador Elmano de Freitas (PT).
No entanto, o cerimonial do evento recolheu os materiais de manifesto e representantes do Ministério da Educação convocaram os protestantes para dialogar e intermediar uma conversa deles com o governador e com o ministro Camilo Santana (PT).
Ferrovia Transnordestina
Em janeiro deste ano, o diretor-presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, assinou ordem de serviços para construção dos lotes 4 e 5 da Ferrovia Transnordestina no Ceará. Os lotes devem contemplar 101 quilômetro de corredor férreo no Estado, entre Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim.
As obras fazem parte da fase 1 do projeto da Transnordestina, que está 70% pronta, segundo o Governo Federal. Para a conclusão, é necessário fazer a conexão entre o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A expectativa é que a fase 1 seja concluída até 2027, para início da operação da ferrovia, que terá extensão total de 1.206 quilômetros. A fase 2 está prevista para ser concluída até 2029.
Com a conclusão das obras, a Transnordestina terá mais de 1,2 mil quilômetros de extensão e passará por 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. De acordo com dados do Governo, em 2023, a ferrovia teve o avanço de 61% e investimento de R$ 269 milhões. O empreendimento gera 3,8 mil empregos diretos e indiretos.
Ramal do Salgado
A construção do Ramal do Salgado faz parte do projeto original do projeto de Transposição do Rio São Francisco, mas só agora o trecho deve receber investimentos para início das obras. O valor do investimento previsto é de R$ 600 milhões, advindos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Ramal do Salgado deve ter cerca de 35 quilômetros de extensão para transportar a água do Rio São Francisco desde o Ramal do Apodi, no estado da Paraíba, até o Eixo Norte da Transposição, na altura do município cearense de Lavras da Mangabeira. A infraestrutura deve contar 13 segmentos de canal, três aquedutos, um sifão, oito rápidos, um túnel e estrutura de controle.
A previsão é que o equipamento reduza em cerca de 150 quilômetro a viagem das águas da Transposição para o Açude Castanhão, localizado na região do Vale do Jaguaribe, conforme anunciado pelo Governo do Ceará.