Legislativo Judiciário Executivo

Lula no Ceará: qual o papel do presidente nas articulações municipais para as eleições de 2024

Visita do presidente ocorre em meio ao aquecimento da disputa pré-eleitoral nos municípios

Escrito por Alessandra Castro , alessandra.castro@svm.com.br
Lula
Legenda: Essa é a quarta vez que o presidente vem ao Estado
Foto: Thiago Gadelha

O presidente Lula (PT) desembarca no Ceará, nesta sexta-feira (5), para dar o start em obras hídricas importantes e conferir a construção da Ferrovia Transnordestina no Estado. A visita, contudo, ocorre em meio ao aquecimento da disputa pré-eleitoral em municípios cearenses, inclusive com embates dentro do próprio PT

Apesar de a pauta versar sobre obras para o desenvolvimento da região Nordeste, a visita de Lula também deve fortalecer a imagem de lideranças e pré-candidatos locais, como avaliam especialistas. 

Veja também

A expectativa é que o presidente desembarque no aeroporto de Juazeiro do Norte, faça um sobrevoo de helicóptero pelas obras da Transnordestina e depois siga para o distrito de Suassurana, em Iguatu, município da região Centro-Sul do Estado. Lá, ele deve assinar ordem de serviço para o início das obras de construção do Ramal do Salgado, equipamento que irá transportar as águas da Transposição do Rio São Francisco de forma mais rápida para o Açude Castanhão. 

A cerimônia está prevista para iniciar por volta de 11h. 

Peso da imagem 

Professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres avalia que o evento, além de anunciar recursos para obras no Estado, deve trazer capital político para figuras importantes no Estado, além de tentar "apaziguar" tensões nas cidades.

De acordo com ela, estar ao lado de Lula "tem um peso eleitoral", principalmente diante do interesse do partido em aumentar o número de prefeituras. Atualmente, o PT detém 43 prefeituras no Ceará. O número aumentou após atração de lideranças no último ano. Em 2020, o partido elegeu 18 prefeitos.

"O Lula é a principal figura do PT e ainda é muito popular no Nordeste, embora tenha tido um pequeno declive. A figura dele é vista como uma figura fiel para a região, é uma figura muito importante. O fato de (um pré-candidato ou liderança) estar ao lado do Lula denota para o eleitor que aquele político compartilha algum nível de vínculo com ele. Você lembra do caso do deputado Yury (do Paredão), que era do PL e acabou expulso do partido (por uma foto com Lula)? O fato de ele estar ao lado do Lula emula um certo poder entre os eleitores" 
Monalisa Torres
Professora de Teoria Política da Uece

Em Iguatu, o Partido dos Trabalhadores rachou após filiação de Ilo Neto, em março deste ano, pelo diretório estadual. Ele, inclusive, é pré-candidato do PT na cidade. A nível local, no entanto, a legenda já tinha lançado a pré-candidatura do empresário Dr. Sá Vilarouca, em janeiro deste ano.  

Veja também

Vilarouca estava no partido há cerca de 40 anos e se desfiliou após o episódio. O diretório municipal, por sua vez, emitiu nota de repúdio a filiação de Ilo e disse que continuaria na luta pela candidatura de Dr. Sá, um dos fundadores da agremiação na cidade. 

Segundo Ilo à época, sua chegada ao PT contou com apoio de lideranças estaduais da sigla, como o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro Camilo Santana (PT) e do líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). Ele é filho do deputado estadual e ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto (MDB). 

Agora, o petista avalia a movimentação do diretório municipal como democrática e diz que irá acompanhar a visita presidencial nesta sexta. 

"Eu considero como parte da movimentação democrática (a divergência do PT municipal). Ao mesmo tempo, eu fico muito satisfeito e muito feliz com o resultado que a gente tem hoje fruto de um trabalho iniciado há dois anos, foi a gente quem fez a caminhada do PT dentro do Iguatu quando o governador iniciou a candidatura dele", alega Ilo Neto. 

Com a chegada de Ilo ao PT, Vilarouca foi para o PSB para manter sua pré-candidatura à Prefeitura de Iguatu. A legenda é aliada do Governo Federal e Estadual, mas deve ser adversária da candidatura petista no município. 

O evento de filiação de Vilarouca no PSB ocorreu um dia antes da visita de Lula, na quinta-feira (4), com a presença do senador Cid Gomes (PSB) e do deputado estadual Marcos Sobreira (PDT), ex-candidato a prefeito e adversário local do grupo político de Agenor Neto. 

Marcos Sobreira explica, inclusive, que a movimentação para filiar Vilarouca ao PSB se deve a "composição de forças" que a legenda tenta fazer para disputar a gestão da cidade do Centro-Sul cearense. 

"Nós estamos tentando fazer uma composição de forças, o Dr. Sá teve esse problema com o PT, e o PSB deu abrigo a ele. A nossa ideia hoje é fazer a filiação do Sá, da chapa completa dos 18 possíveis candidatos a vereadores e, obviamente, começar a construir alianças com os demais partidos, o PDT, o Podemos", frisou. 

Outras tensões 

Além de Iguatu, o PT também enfrenta tensões locais em Maracanaú e em Fortaleza, por exemplo. Na primeira cidade, o deputado Júlio César Filho (PT), que saiu candidato à Prefeitura em 2020 pelo Cidadania com nome de urna fazendo referência ao ministro Camilo Santana (PT), foi derrotado ao tentar se cacifar como pré-candidato neste ano pela legenda. 

No dia 21 deste mês, o diretório municipal aprovou, por ampla maioria, apoio à reeleição do prefeito Roberto Pessoa (União), rejeitando a proposta de lançar uma chapa do partido com a pré-candidatura de Júlio César Filho. O parlamentar prometeu, à época, recorrer da decisão à cúpula nacional.  

Veja também

Apesar da postura oposicionista do parlamentar à gestão de Roberto Pessoa, o PT de Maracanaú integra a base aliada ao prefeito, inclusive fazendo parte do Governo. Na cidade, a Secretaria de Juventude e Lazer é comandada por Nailton Marques, membro da Executiva Municipal da agremiação petista.  

Em Fortaleza, o partido também vive disputa interna sobre quem será o(a) pré-candidato(a). A ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), rivalizam a disputa. Enquanto o nome dela é defendido por parte da militância tradicional da legenda, Evandro é apontado como o nome preferido de Camilo. 

Além deles, a legenda tem outras três pré-candidaturas: do Assessor Especial do Governo do Estado, Artur Bruno, e dos deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio. O nome deve ser escolhido em 21 de abril, em encontro municipal. 

Professor do Programa de Políticas Públicas da Uece, Raulino Júnior avalia que a visita do presidente pode até aquecer os rumores da disputa interna em municípios maiores, como Fortaleza, mas deve apaziguar os ânimos em cidades menores, como Iguatu. 

"Como todo partido político, existe disputa entre lideranças sobre quem vai ser o candidato. O PT tem um processo decisório democrático, mas de grande centralização. Isso faz com que essas elites locais até se desfiliem do partido, para que em âmbito estadual outras sejam fortalecidos. É bem possível que, nessa visita, ele consiga fazer alianças estratégicas nesses locais (menores)", avalia Raulino. 

Interferência estadual 

Ainda conforme o professor, é necessário observar que as interferências do PT Estadual na decisão do diretório municipal geralmente ocorrem com articulação de lideranças importantes da legenda, como o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro Camilo Santana. Essas figuras, inclusive, devem acompanhar Lula na visita ao Ceará. 

"A imagem do governador deve ser fortalecida, a do Camilo Santana, mas também lideranças locais e até lideranças que queiram se candidatar pelo partido. Todo mundo aproveita esse momento para estar perto do presidente, é uma disputa geral para demonstrar proximidade com o presidente em um cenário muito importante que são as eleições municipais, porque elas impactam nas eleições gerais de 2026" 
Raulino Júnior
Professor de Políticas Públicas da Uece

Presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Antônio Filho, o Conin, fala que o partido estimula o diálogo para promover consenso nas disputas locais. Todavia, há casos em que a estadual pode e deve interferir, pois há compromissos do governador e do ministro. 

"No caso de Fortaleza e Maracanaú, a direção estadual não tem jurisdição para tratar, porque são municípios com mais de 100 mil eleitores. A segunda instância já é a Executiva Nacional. O meu papel é mais de acompanhar, promover o diálogo interno e promover consensos possíveis. Nos municípios com menos de 100 mil eleitores, como Iguatu, a estadual pode vetar (a decisão do diretório municipal). O Ilo Neto foi filiado e é nosso pré-candidato, alinhado aos compromissos do governador Elmano e ministro Camilo" 
Antônio Filho
Presidente do PT Ceará

Aliança com o PSB 

Apesar de serem adversários em alguns territórios, os especialistas avaliam que o embate entre o PSB e o PT nas eleições municipais deste ano não devem interferir na aliança dos partidos a nível estadual e federal. 

Diante da disputa interna no PT sobre a pré-candidatura na Capital, o senador Cid Gomes tem ventilado a possibilidade de lançar um nome do grupo de aliados que não seja necessariamente o PT como forma de "compartilhamento de poder". Em paralelo à sugestão, ele reitera a aliança entre os partidos. 

Veja também

"O PSB é um aliado histórico do PT no Brasil inteiro, sobretudo no Ceará. Nessas cidades menores, é interessante que seja notado que o partido importa, mas não como estrutura partidária mais forte, e sim pelos acordos com lideranças locais. O que conta mais são as relações entre lideranças. Já aconteceu caso no Ceará que uma liderança do PT local tinha menos contato com uma liderança maior do PT do que outros partidos aliados. Esses arranjos são mais complexos, não dá para fazer um filtro de cima para baixo", avalia Raulino Júnior. 

Assuntos Relacionados