Transferências por DOC e TEC chegam ao fim nesta quinta (29); veja o que muda

A decisão, aponta Febraban, tem motivo no desuso da utilização das modalidades

Escrito por Redação ,
Fachada do Banco Central
Legenda: Atualmente, o meio de pagamento mais utilizado é o PIX, criado pelo Banco Central do Brasil em 2020
Foto: Shutterstock

As transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) foram encerradas definitivamente nesta quinta-feira (29) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O sistema foi, durante décadas, um dos meios mais tradicionais de pagamento em solo brasileiro.

A modalidade podia ser oferecida pelos bancos até o último dia 15 de janeiro, abrindo a possibilidade de agendamento até este 29 de fevereiro.

Veja também

Além do fim do DOC, os bancos também não oferecerão mais a Transferência Especial de Crédito (TEC), antes realizadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

No caso do DOC, as operações eram efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já no caso da TEC, a transferência podia ocorrer até o fim do dia em que a ordem era dada. Em ambos os casos, o valor máximo permitido era de R$ 4.999,99. 

Novos meios de pagamento

O motivo para o fim do sistema estaria no fato da utilização de outros meios de pagamento. Segundo a própria Febraban, as duas operações citadas vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX.

"Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado", informou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados