Setor se une para traçar estratégias e ampliar vendas
A Avenida José Bastos reúne cerca de 80 lojas do setor de automóveis, sendo conhecido em todo o Estado
No bairro Rodolfo Teófilo, a revenda de carros seminovos é o que faz a Avenida José Bastos ser conhecida em todo o Estado como o corredor do automóvel. Abrigando cerca de 80 lojas especializadas no ramo, a avenida é também o exemplo de casos em que, para emplacar as vendas, os concorrentes optaram por se unir e definir juntos as estratégias de mercado. "Nós aprendemos que, quanto mais unidos, mais fácil seria de vender", ensina Augusto Távora, 56, proprietário de uma loja na José Bastos há 30 anos.
Mesmo sendo sócio de revendas de veículos em outras regiões da cidade, o forte do setor, segundo Augusto, reside naquele local. "A José Bastos é pioneira no comércio de carros seminovos, não tem outro canto no Estado que tenha comercialização de veículos como aqui", define. Conhecedor do comércio da avenida há um bom tempo, o lojista estima que as vendas na região movimentem cerca de R$ 50 milhões por mês, a partir da comercialização de uma média de 2 mil veículos.
O mercado aquecido levou Augusto a implantar, na José Bastos, a mesma estratégia adotada anteriormente, no bairro Edson Queiroz: um shopping que concentra revendedores, financeiras, seguradoras, bancos e até uma sede do Detran. "O shopping também dá direito ao consumidor de pesquisar e comprar o que ele achar melhor", destaca Augusto.
O shopping, que já ganhou expansão, reúne atualmente, 80 lojistas, com aproximadamente 800 carros no estoque, além de contar com serviço de emplacamento de veículos e até lanchonete para os clientes.
Credibilidade na venda
Um dos lojistas que aderiu à essa empreitada foi Horácio Nascimento, 37, que trabalha com revenda de automóveis há nove anos. Ele também possui uma loja de rua, como são chamados os estabelecimentos não vinculados a shoppings, mas garante que se inserir nesse novo espaço deu outra cara ao negócio.
"Os lojistas da José Bastos são muito mal vistos, porque muitos deles faziam fraudes nas vendas. Quando o cliente chega aqui no shopping e vê que é uma coisa grande, mais selecionada e organizada, isso passa credibilidade", afirma. Além de prezar pela imagem da loja, Horácio adota outras posturas para se diferenciar no mercado, como realizar pequenos reparos nos veículos que serão postos à venda. "A pessoa chega com vontade de comprar, e se ela ver o carro todo bonitinho, já leva", acrescenta.
Já para o revendedor Everardo Pinho, 64, o atendimento e as negociações são o ponto chave para de destacar no ramo de revenda. "Fazer o possível para receber o carro da troca no preço às vezes um pouquinho maior que o das outras lojas. É um jeito de concorrer, né?", argumenta.
Com 48 anos de experiência no mercado, Everardo afirma que, apesar das manobras que cada um utiliza para atrair os clientes, entre os revendedores há uma "competição saudável". "A gente se ajuda, às vezes liga pro colega perguntando o preço de um carro que a gente não sabe quanto custa", exemplifica.