Salões de beleza: conheça as regras para estabelecimentos evitarem contaminação na fase 4
Higienização dos espaços e equipamentos e agendamento são obrigatórios
Autorizados a funcionar desde a fase 1 na Capital, os salões de beleza, clínicas de estéticas e cabeleireiros devem seguir uma série de medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre elas está a suspensão de serviços que necessitem a retirada de máscaras, como maquiagem e barbearia.
Veja também
Criados para conter a disseminação do coronavírus, os protocolos são regras estabelecidas de Governo do Estado. Algumas comuns a todos os setores - como a utilização de máscaras, o distanciamento social, a utilização de álcool na desinfecção - mas com acréscimos estabelecidos de acordo com a atividade.
Veja as medidas de proteção válidas para todos e as específicas para os salões de beleza.
Medidas Gerais
- Evitar reuniões presenciais e dar preferência a videoconferências.
- Implementar medidas para evitar aglomerações de funcionários, terceirizados usuários, consumidores;
- Orientar os funcionários que devem evitar excessos ao falar, tocar o rosto, nariz, boca e olhos durante seu trabalho;
- Vedar o acesso a qualquer pessoa que não esteja com o uso devido de equipamento de proteção individual (EPI);
- Garantir a disponibilização a todos os colaboradores EPI’s durante o turno de trabalho e no trânsito residência-trabalho-residência;
- Vedar o compartilhamento de itens de uso pessoal - como fones e aparelhos de telefone - fornecendo esses materiais para cada trabalhador;
- Adaptar o ambiente de trabalho de forma a respeitar distanciamento mínimo de 2 metros entre funcionários e entre clientes;
- Manter os ambientes arejados por ventilação natural - portas e janelas abertas - sempre que possível;
- Limpar diariamente os filtros dos sistemas de climatização;
- Manter os banheiros limpos e abastecidos com papel higiênico, sabonete líquido, papel toalha e lixeiras acionadas por pedal.
Cabeleireiros, Salões de Beleza e Clínicas de Estéticas
- Organizar área de chegada de clientes e profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e tapete higienizante;
- Os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para evitar filas e espera;
- No caso da realização de serviços simultâneos no mesmo cliente, respeitar a distância mínima orientada entre os profissionais e o cliente;
- Estão vedadas as atividades que necessitem o descumprimento do uso de máscaras e EPI’s por todo o período de atendimento, como maquiagem e barbearia;
- Utilizar máscara reutilizável para todos e combinação com máscara face shield e para procedimentos mais detalhados como depilação e estética;
- Higienizar as mãos antes da colocação da máscara para descontaminação das mãos e redução de risco de infecção;
- Higienizar a máscara a cada troca de cliente;
- Orientar para que a farda seja lavada e desinfectada diariamente;
- Utilizar jaleco de TNT descartável trocado a cada cliente quando o serviço realizado necessite contato físico, como massagem;
- Permanecer de cabelo preso ou touca descartável e unhas cortadas;
- Distribuir álcool em gel 70% em todos os setores, todas as bancadas de atendimento, recepção, banheiros, copas e afins;
- Limpar e desinfetar todo o estabelecimento antes da reabertura, mesmo que tenha sido limpo antes do fechamento;
- Retirar tapetes, mantendo uma decoração mais minimalista para facilitar o processo de higienização.;
- Aumentar a frequência da higienização do chão utilizando solução adequada de água com água sanitária ou outro produto similar;
- Retirar todos os itens fáceis de tocar, como revistas, tablets ou catálogos de informações;
- Ter atenção quanto ao uso de produtos que produzam aerossóis. Fazer aplicação com cautela, de forma localizada evitando a dispersão de partículas;
- Para corte de cabelos: lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar o corte para minimizar a possibilidade de contaminação;
- Para esmalteria: diminuir a quantidade de esmaltes expostos. Usar luvas, higienizar a cada cliente a poltrona, a cirandinha e a mesa de atendimento.
- Para estética e depilação: usar luvas, máscara reutilizável e face shield; separar os produtos que serão utilizados em cada atendimento;
- Dar preferência ao uso de materiais descartáveis. Alternativamente utilizar materiais autoclaváveis ou de higienização química;
- Para cabeleireiros, utilizar capas descartáveis ou de tecido desde que sejam higienizadas de forma adequada e não reutilizadas entre clientes.
- Para esteticistas, antes de fazer a troca do lençol descartável, deve-se aplicar álcool 70% na superfície da maca.
- Manter na bancada apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento.
- Fazer a assepsia das mãos do cliente antes de iniciar o tratamento, para evitar contaminação.