Quem pode receber Auxílio-Inclusão de R$ 606 mensais? Saiba como solicitar

O benefício é voltado para Pessoas Com Deficiência que recebiam o BPC e conseguiram emprego. Veja as condições para receber

Escrito por Redação ,
Legenda: O benefício implica na descontinuidade do pagamento do BPC
Foto: Shutterstock

Não tão conhecido pela população em geral, o Auxílio-Inclusão possibilita um pagamento substituto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. O benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social tem valor mensal de R$ 606.

Veja também

O Auxílio-Inclusão é pago para PCDs que recebiam o BPC e conseguiram ingressar no mercado de trabalho. O pagamento não pode ser feito de forma conjunta com a prestação continuada, benefícios previdenciários pagos por qualquer regime de previdência social ou seguro-desemprego.

A solicitação do benefício pode ser feita por meio do aplicativo ou portal Meu INSS.

Quem pode solicitar o Auxílio-Inclusão?

Para ter direito ao pagamento mensal, é necessário cumprir os seguintes pré-requisitos

  • ser titular de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (B-87) suspenso/cessado há menos de 5 (cinco) anos imediatamente anteriores ao exercício da atividade remunerada ou ativo na Data de Entrada do Requerimento - DER do Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência (B-18);

  • exercer, na Data de Entrada do Requerimento - DER do Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência (B-18), atividade remunerada que a enquadre como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social ou como filiado a Regime Próprio de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios;

  • ter remuneração mensal limitada a 2 (dois) salários-mínimos;

  • possuir inscrição atualizada no Cadastro Único do Governo Federal - CadÚnico no momento do requerimento do auxílio-inclusão, excetuando-se as situações elencadas no art. 42 da Portaria Conjunta MDS/INSS nº 3, de 21 de setembro de 2018;

  • ter inscrição regular no Cadastro de Pessoa Física - CPF;

  • atender aos critérios de manutenção do benefício de prestação continuada, incluídos os critérios relativos à renda familiar mensal per capita exigida para o acesso ao benefício.

Como solicitar? 

A solicitação pode ser realizada nos canais digitais do INSS ou por meio da central de atendimento 135, de segunda a sábado, das 07h às 22h. O solicitante deve ter em mente que o auxílio pode cancelar o recebimento do BPC.

No aplicativo Meu INSS, basta realizar login com a conta gov.br, selecionar a opção "novo pedido" e digitar o nome do benefício. Então, deve escolher entre as opções “serviço” ou “benefício”, ler com atenção o texto que aparecerá e clicar em "avançar".

Por fim, é necessário informar dados pessoais e clicar em "avançar" para concluir a solicitação.

O pedido pode ser acompanhado posteriormente na aba "consultar pedidos" no aplicativo. Você poderá acompanhar o pedido através do aplicativo Meu INSS, acessando a opção“Consultar pedidos”. Para dar retorno ao seu pedido, o INSS terá um prazo de 30 dias úteis.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados