Mercado dos Pinhões e São Sebastião poderão ter gestão compartilhada entre Fecomércio e Prefeitura

Proposta é de requalificação e ampliação dos serviços oferecidos nos equipamentos.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Vista frontal do Mercado Cultural dos Pinhões em Fortaleza, destacando sua fachada branca ricamente decorada com murais coloridos de um rosto com cabelo rosa, ondas azuis e padrões geométricos e abstratos, sob um céu azul claro. Há placas com o logo da Prefeitura de Fortaleza e o nome do mercado.
Legenda: Mercado dos Pinhões fica no Centro de Fortaleza.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza.

A gestão de equipamentos municipais e culturais de Fortaleza como o Mercado dos Pinhões e o Mercado São Sebastião poderá ser compartilhada entre o Sistema Fecomércio e a Prefeitura de Fortaleza. Segundo a Fecomércio divulgou nesta terça-feira (23), o processo está na fase inicial, com realização de estudos e levantamentos técnicos.

A previsão é de que no primeiro trimestre de 2026 sejam apresentados projetos de médio e longo prazo. O órgão ressaltou que as propostas serão construídas em diálogo permanente com os permissionários que têm comércios nesses mercados. 

"As adequações e melhorias necessárias serão realizadas de forma conjunta, sempre avaliadas e chanceladas pelo poder público municipal", informou a Fecomércio, em nota. 

O Diário do Nordeste solicitou informações sobre a futura gestão à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e aguarda retorno para atualizar esta matéria. 

Veja também

Modernização e ampliação

Conforme o Sistema Fecomércio, a proposta deve incluir "modernização das estruturas, a definição do conjunto de serviços, a ampliação das opções de entretenimento, cultura e lazer e a integração desses espaços ao entorno urbano, com atenção especial à requalificação do Centro da cidade e ao fortalecimento do turismo local". 

"As ações previstas incluem, ainda, programas de qualificação e capacitação profissional desenvolvidos pelo Sesc e pelo Senac, com apoio de parceiros do Sistema S, como o Sebrae, ampliando oportunidades, fortalecendo os negócios locais e tornando os espaços mais atrativos para a população e para os turistas", diz texto. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado