Fechamento de academias deve superar primeiro lockdown, estima presidente do Sindfit-CE

Dentre as estratégias para driblar o momento, Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Ceará se reunirá, na terça-feira (23), com representantes do poder público para solicitar auxílio para profissionais de Educação Física

Escrito por Redação ,
Legenda: Quando liberadas, inscrições para que academias possam obter o selo de segurança serão realizadas por meio de uma plataforma no site da Secretaria da Saúde
Foto: Camila Lima

A partir da prorrogação do período de lockdown em todo o Estado até o dia 28 de março, anunciado nesta sexta-feira (19), o Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sindfit-CE) teme pelo fim de  mais academias que no ano passado.

Veja também

De acordo com a presidente da entidade, Juliana Sá, 20% das academias de Fortaleza não voltaram a abrir depois das medidas restritivas de 2020. 

"Ainda não temos dados dessa segunda onda. Mas, da primeira onda para cá, 20% das academias não reabriram em agosto, quando foi permitido. E, neste ano, estimamos mais do que essa porcentagem", calcula.

Embora a sanção da Prefeitura de projeto que reconhece a prática de atividade física em espaços públicos e estabelecimentos privados de Fortaleza como essencial  tenha alimentado esperanças no setor de retorno às atividades, o decreto estadual ainda manteve o fechamento.

 "De ontem para hoje, já tive várias informações de academias que vão fechar, não vão aguentar sequer uma semana a mais de atividades paralisadas", diz. 

"A gente entende os dados epidemiológicos, que a situação está complicada, mas gostaríamos que entendessem também que a atividade física está junto para o combate da Covid, inclusive para reabilitação da doença, e isso não está sendo considerado", completa.

Demissões

Em termos de demissão de funcionários ligados ao setor, Juliana explica que um acordo entre os sindicatos laboral e patronal autorizou a suspensão de jornada e redução de salários no intuito de preservar os empregos. Agora, com mais dias de medidas severas, o panorama pode ficar insustentável.

Legenda: Presidente do Sindfit-CE afirma que o sindicato está fazendo um levantamento de impostos e contas de energia para apresentar ao Estado e à Prefeitura a fim de solicitar um auxílio
Foto: Camila Lima

Dentre as estratégias para driblar o momento, a representante afirma que, mediante diálogos com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), já está garantido que o setor reabrirá as portas, com todas as diligências, nas primeiras fases após o lockdown. 

O cenário, portanto, é bem diferente do ano passado, quando as academias voltaram a realizar atividades presenciais apenas na quarta e última fase do decreto de funcionamento das atividades econômicas.

A presidente do Sindfit-CE também adianta que o sindicato está fazendo um levantamento de impostos e contas de energia para apresentar ao Estado e à Prefeitura na próxima terça-feira (23), quando será solicitado também algum auxílio para os profissionais de Educação Física.

Selo Academia Segura

Um segundo procedimento está relacionado à elaboração do selo "Academia Segura", feito em parceria com o Governo. A ideia é que os estabelecimentos que estiverem com a marca possam ter benefícios extras, a exemplo de aumento do tempo de funcionamento e da capacidade de pessoas no recinto.

"Já tivemos reuniões com o grupo técnico do Governo, apresentando uma readequação dos protocolos. Acredito que na próxima semana já estaremos com tudo isso montado", situa Juliana. 

As inscrições para que as academias possam obter o selo serão realizadas por uma plataforma no site da Secretaria da Saúde. A representante salienta que o selo não é obrigatório, mas é uma vantagem para os estabelecimentos que desejam mostrar aos clientes o compromisso com a segurança sanitária e, com isso, obter benefícios extras.

Legenda: Em termos de demissão de funcionários ligados ao setor, a previsão é que a situação fique insustentável diante de mais dias de lockdown
Foto: Camila Lima

"Infelizmente, existe a questão de um decreto estadual sobrepor o decreto municipal. E a lei da atividade física como atividade essencial é municipal. É por isso que estamos tentando montar, junto ao Governo do Estado, esse selo, procurando incluir também as atividades físicas nas primeiras fases de reabertura econômica", dimensiona.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.