Consumidor precisa limpar nome

946 consumidores buscaram em agosto a "Mobilização Coletiva Virtual", campanha realizada pelo Decon

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Inadimplentes podem negociar as dívidas através da plataforma federal online www.consumidor.gov.br
Foto: Foto: Kid Júnior

Com a proximidade do fim do ano, os consumidores cearenses inadimplentes estão renegociando as dívidas para conseguirem comprar durante o Natal e Ano Novo. De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), 68,5% dos consumidores de Fortaleza possuíam algum tipo de dívida em julho deste ano.

>B-R-O Bró traz expectativa de movimentar economia

>Quitar dívidas pode garantir bens desejados

>Pagamentos de benefícios vão aquecer o 2º semestre

Como tentativa de solucionar, ou mesmo diminuir, o número de endividados do Estado, o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), estão realizando mutirões de renegociação de dívidas durante o segundo semestre deste ano.

Os consumidores devedores atraídos pelos juros menores e melhores condições de pagamentos oferecidos pelas empresas, estão recorrendo aos mutirões. No período de 26 de julho a 10 de agosto, foram registradas 342 reclamações, na plataforma consumidor.Gov, do Decon.

Durante a "Mobilização Coletiva Virtual", que aconteceu entre os dias 10 e 25 de agosto, a procura cresceu para 946 reclamações. As empresas reclamadas têm um prazo de 10 dias para responder o consumidor, isto é, até a próxima sexta-feira (4). No Decon, os assuntos financeiros representam a maior parte da demanda, tendo significado 38,54% das 14.755 reclamações notificadas de janeiro até o dia 10 de agosto.

Os devedores interessados em renegociar suas dívidas, ainda podem acessar o site www.consumidor.gov.br em qualquer computador para formalizar a reclamação. Para isso, é preciso informar CPF, telefone, renda atualizada, as dívidas que possui com a instituição e o valor disponível para dar entrada na negociação. A empresa reclamada tem um prazo de 10 dias para responder o consumidor.

Procon

Já o Procon, diferente do Decon, está realizando um mutirão presencial. O cadastro dos consumidores que pretendem renegociar suas dívidas, deve ser feito até amanhã, no Procon Centro, na Rua Major Facundo, 869.

Para o cadastro, o consumidor precisa levar cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço e ainda de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a transação com a empresa.

A diretora geral do Procon Fortaleza, Claudia Santos, explica que a meta da campanha é realizar 600 audiências nos meses de setembro (18 e 25) e outubro (9, 16 e 23). Até a última quinta-feira (27) já tinham sido agendadas 180 audiências. "É importantíssimo renegociar as dividas. As pessoas precisam continuar consumindo. O mutirão terá propostas especiais, com redução de valor, nada adianta colocar valores que o consumidor não possa pagar", afirma.

O objetivo da campanha é auxiliar nas negociações entre fornecedor e consumidor inadimplentes, possibilitando a liquidação de débitos e dívidas com juros menores e melhores condições de pagamento. Pelo menos 14 empresas, entre bancos e operadoras de crédito já confirmaram presença no mutirão.

Mais informações

Procon: Rua Major Facundo, 869, Centro. Telefone: (85) 3105-1464

Decon: Rua Barão de Aratanha, Nº 100. Telefone: 0800 2758001

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado