Complexo eólico em Itarema adiciona 48,3 MW ao Ceará

Os 23 aerogeradores oferecem garantia física de 26,1 MWm, o que dá para abastecer uma cidade 120 mil pessoas

Escrito por Bruno Cabral - Repórter ,
Legenda: A CPFL é a maior produtora de energia renovável do País e conta, agora, com 12 parques eólicos no Estado do Ceará. A empresa soma 93 ativos e 2.102,6 MW de capacidade instalada

A CPFL Renováveis, maior produtora de energia eólica do Ceará, inaugura hoje (28), em Itarema, o complexo eólico Pedra Cheirosa. O complexo adiciona 48,3 megawatts (MW) à matriz eólica do Estado, que passa a contar com 1,656 mil MW de potência instalada, equivalente a cerca de 15% do potencial eólico do Brasil (11 mil MW). Segundo a empresa, os 23 aerogeradores, cada um com 2,1 MW de capacidade, oferecem garantia física de 26,1 MWm, suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes.

O projeto foi comercializado no leilão A-5, em 2013, com data de início de fornecimento fixada para maio de 2018. Mas as obras, iniciadas em abril de 2016, foram concluídas antes do prazo. E no dia 27 de junho, os geradores entraram em operação. De acordo com as regras estabelecidas no leilão, com a entrega antecipada do complexo, as condições de contrato passam a ser válidas a partir de janeiro de 2018. Até lá, a energia gerada será comercializada no mercado livre (ACL).

"Com a implantação desse projeto, a CPFL se consolida como a empresa com a maior capacidade eólica instalada no Ceará, com 427,0 MW de capacidade em operação, suficientes para abastecer 1,9 milhão de pessoas", diz o diretor de Engenharia e Obras da CPFL, Alberto Santos, que participa, hoje, da cerimônia de inauguração do complexo eólico. A CPFL, que conta agora com 12 parques eólicos no estado do Ceará, é a maior produtora de energia renovável do País, com plantas eólicas, solar, pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e de biomassa, somando 93 ativos e 2.102,6 MW de capacidade instalada.

Pedra Cheirosa

Construído em uma área de 480 hectares, o complexo compreende duas centrais geradoras, Pedra Cheirosa I (25,2 MW) e Pedra Cheirosa II (23,1 MW). Segundo informações do Ministério do Planejamento, de dezembro de 2016, o investimento previsto para o empreendimento era de R$ 103,3 milhões. A CPFL não divulga o valor investido. Segundo a empresa, o complexo de Pedra Cheirosa gerou mais de 1.200 empregos diretos e indiretos durante as obras.

De acordo com Alberto Santos, no momento não há novos projetos previstos para o Ceará, a expectativa da empresa é de que o governo realize um novo leilão de energia ainda no segundo semestre deste ano.

"Dependemos de uma posição do governo. Mas como maior gerador do Estado penso que, em termos de performance, temos ativos de qualidade e a empresa se sente bastante feliz com o desempenho no Estado", disse. "Em Itarema, vale ressaltar o desafio em ter desenvolvido o projeto em absoluta harmonia com as comunidades vizinhas", arremata Santos.

Brasil

Atualmente o País conta com 460 parques eólicos em operação, acumulando 11,49 GW de potência instalada, segundo dados da ABEEólica. Ao todo, o setor gera mais de 170 mil postos de trabalho, abastecendo mais de 20 milhões de residências mensalmente.

Considerando o período de 2009 a 2016, foram investidos US$ 32 bilhões pelo setor.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.