Com 1,4 mil registros, Enel foi a empresa mais reclamada no Decon em 2021
Já em 2022, até 20 de abril, foram mais de 1.004 registros
A Enel Distribuição Ceará foi a empresa mais reclamada pelos consumidores cearenses em 2021, de acordo com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE). Foram 1.436 registros de atendimentos durante todo o ano passado.
Já em 2022, até 20 de abril, foram mais de 1.004 registros. A empresa também consta na primeira posição no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Estado do Ceará, promovido pelo Decon, com 295 reclamações. Veja ranking de empresas abaixo.
Veja também
Além disso, a Enel tem figurado nos últimos lugares do ranking de Desempenho Global de Continuidade (DGC), medido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ainda em 2021, a empresa teve o índice em 0,97, o quinto pior do país. Em 2020, a pontuação foi a segunda pior do país e, em 2019, a Enel ficou na quarta pior colocação.
Ranking de empresas mais reclamadas no Decon/CE
Empresa | Reclamações |
Companhia Energética do Ceará (Enel) |
295 |
Cagece | 165 |
Oi Móvel S/A | 68 |
Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. | 67 |
Tam Linhas Aéreas S/A | 59 |
Decolar.com Ltda | 56 |
Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A | 39 |
Gol Linhas Aéreas S/A | 39 |
Magazine Luíza S/A | 39 |
Caixa Econômica Federal | 37 |
Banco Bradesco S/A | 29 |
Transportes Aéreos Portugueses S/A | 29 |
Banco do Brasil S/A | 25 |
Tim Celular S.A. | 25 |
Via Varejo S/A | 25 |
123 Viagens e Turismo Ltda. | 23 |
Banco BMG S/A | 23 |
CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S/A | 22 |
Claro S/A | 21 |
Banco Santander (Brasil) S/A | 19 |
Sky Brasil Serviços Ltda. | 19 |
Telefônica Brasil S/A (Telefônica) | 19 |
Mais de 220 reclamações no Procon Fortaleza
Há ainda 224 reclamações contra a Enel no Procon Fortaleza. Até o dia 20 de abril, os principais problemas reclamados foram de cobrança indevida/abusiva (146) e dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento (24). Veja abaixo o ranking de problemas.
Principais Problemas
- Cobrança indevida/abusiva: 146
- Duvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento: 24
- Dano material/pessoal decorrente do serviço: 13
- TOI - Termo de Ocorrência de Irregularidade: 07
- Serviço em desacordo com norma/lei: 05