Buscas batem recorde no Google
Com o aumento do calor nas primeiras semanas do ano, os brasileiros aqueceram a compra de aparelhos de ventilação no País. As altas temperaturas fizeram as buscas por "ar-condicionado" atingirem um pico sem precedentes no Google, em janeiro, no Brasil. Nos últimos sete dias, os paulistas foram os que mais pesquisaram pelo termo. São Paulo enfrentou um calor de 36,5ºC na última segunda-feira (19) - a sexta maior temperatura da cidade na história.
Desde que o monitoramento começou a ser feito, em 2004, as buscas por "ar-condicionado" cresceram em quase todos os anos na comparação entre os meses de verão, mas nunca de maneira tão abrupta quanto agora.
O compilador de dados apresenta números normalizados numa escala de 0 a 100 em vez de valores absolutos. Em dezembro, o gráfico indicava 40 pontos para pesquisas pelo termo. Em janeiro de 2014, o resultado foi de 62 pontos.
Alta das vendas
No Ceará, do dia 1º ao dia 20 de janeiro deste ano, houve alta de 15% nas vendas de ventiladores, comparando a igual período do ano passado, como afirma o gerente da Loja Liliane, Antônio de Oliveira Junior.
Ao todo, foram vendidas 296 unidades no estabelecimento, enquanto que, no ano anterior, o número foi de 256. Em contraponto, em janeiro o consumo de "ar-condicionado" caiu consideravelmente na loja, faturando R$ 9.204, equivalente à venda de nove aparelhos. Já no ano passado, foram comercializadas 36 unidades no local, totalizando R$ 27.996.
Compra
Ventilador como a opção mais econômica
Nascimento comprou um ventilador no fim de dezembro de 2014, após uma noite mal dormida devido ao calor de sua casa. A escolha pelo ventilador foi por conta do menor preço, além do consumo menor de energia, em comparação com um aparelho de ar condicionado.
Antônio Charles Nascimento
Cozinheiro