Brasileiros relatam problemas de acesso a bancos após apagão cibernético

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, teve pico de reclamações às 7 horas desta sexta-feira (19)

Escrito por Diário do Nordeste/Estadão Conteúdo ,
App do Bradesco
Legenda: Bancos têm instabilidade após apagão cibernético
Foto: Renato Bezerra

Alguns bancos e fintechs brasileiros apresentam problemas em seus aplicativos na manhã desta sexta-feira (19), mesmo dia em que uma falha nos sistemas de TI afeta várias atividades ao redor do mundo. 

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, aponta reclamações em pelo menos cinco instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Banco do Brasil, Neon e Next.

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O início das reclamações se deu no começo da madrugada e atingiu pico às 7 horas, segundo relatório de notificações do site. A maioria das queixas é referente ao acesso a aplicativos das instituições, seguido das operações pelo "internet banking". 

Pelas redes sociais, clientes também relataram o problema, em sua maioria correntistas do Bradesco. O nome do banco ficou entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter.

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O Banco Central informou, via assessoria de imprensa, que todos os seus sistemas estão "funcionando normalmente" nesta sexta.

Bancos atuam na regularização

Em nota enviada à CNN Brasil, o Bradesco disse que sofre as consequências do apagão cibernético global, estando com seus canais digitais indisponíveis. "Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível", diz o comunicado. A empresa informou também que os terminais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, funcionam normalmente.

Em mensagem enviada pela assistente virtual, o Banco Pan também informa que enfrenta instabilidade, estando com os serviços momentaneamente indisponíveis. "Nossos times estão trabalhando para que os serviços sejam reestabelecidos quanto antes", diz o aviso. 

O Next informou a seus clientes nas redes sociais que o aplicativo da conta digital está indisponível, e que trabalha para recuperar o acesso o "mais rápido possível".

As demais instituições financeiras ainda não se pronunciaram sobre os problemas relatados. 

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