45% dos brasileiros já pagam contas no celular

No ano passado, essa proporção era de apenas 21%, o que mostra que a prática está mais comum

Os brasileiros estão se tornando mais habituados a realizar transações pelo celular. O número de internautas que realizam pagamentos via smartphone mais do que dobrou no País desde o ano passado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo MercadoPago, instituição de pagamentos do MercadoLivre, em parceria com o Instituto IPSOS, 45% dos entrevistados já realizam algum tipo de operação bancária pelo celular. Em 2014, o número havia sido 21%.

> Bancos funcionam só até hoje e reabrem dia 4

O publicitário Eric Catunda afirma realizar pagamentos pelo smartphone há um ano e meio. Para ele, a principal vantagem desse tipo de serviço é a praticidade. "Dá para fazer transferência em todo lugar, ver como está o saldo antes de realizar pagamentos", disse. Ele utiliza o mobile banking para quitar contas dos cartões de crédito, da telefonia móvel e da internet.

Agilidade

O estudo baseado em entrevistas com 450 usuários de internet no País revela que pagar compras de roupas e acessórios é a principal finalidade daqueles que realizam operações financeiras pelo celular. Em seguida no ranking, aparecem a compra de celulares (56%), de eletrônicos em geral (49%) e pagamentos de contas de casa (45%), como, água e luz. Por outro lado, entre as categorias que os entrevistados ainda desejam começar a pagar de forma mobile estão Alimentos e Bebidas (23%), Turismo (20%) e Educação (19%).

Segurança

Um dos motivos que ainda intimidam os brasileiros na hora de realizar pagamentos pelo smartphone é o risco de golpes pela internet. "Tenho um leve receio de pagar pelo celular, mas como não entro em sites arriscados, acho pouco provável acontecer algo ruim", afirmou Catunda. "Eu também fico sempre monitorando a conta, então dá para avisar o banco rapidamente em caso de qualquer problema", outra vantagem do mobile, inclusive, que o publicitário ressalta.

Segundo a head de Marketing do MercadoPago no Brasil, Celina Ma, os resultados da pesquisa mostram que o consumidor sente-se cada vez mais seguro ao pagar online, além de querer acrescentar praticidade, rapidez e conforto ao processo.

"O uso do mobile para operações de pagamento avança rapidamente. Estar preparado para atender às novas demandas do consumidor é essencial para os varejistas, sejam eles grandes ou pequenos", afirmou Celina.

Protagonista

Hábito é seguro e proporciona praticidade

"Pago boletos, conta do cartão e compras pelo celular. Não tenho receio porque o risco de clonarem o cartão não é só na internet, pode acontecer no caixa automático, ou até na loja"

Catarina Ney
Advogada