Cachorro e gato podem doar sangue? Veja como funciona e onde doar em Fortaleza
Pets podem salvar a vida de outros pets com uma bolsa de sangue, mas precisam cumprir requisitos, assim como os humanos
Você sabia que cachorros e gatos podem doar sangue? A passagem do Junho Vermelho é importante para conscientização da doação de sangue para humanos, mas pets também podem doar e salvar a vida de pets.
Para estar aptos a doação, o cão e o gato têm de atender a alguns pré-requisitos de idade e peso, assim como humanos. A saúde do seu animal deve estar em dia, ao considerar torná-lo um doador.
"Nesse quesito, o processo de doação de sangue é bem parecido com a medicina humana", conta Alisson Kalkmann, Supervisor de Unidade da Clínica Veterinária Jacó, equipamento gerido pela Secretaria Municipal da Proteção Animal (SMPA), da Prefeitura de Fortaleza, em entrevista ao quadro Frequência Pet, na Verdinha FM/TV Diário.
Como funciona a doação de sangue em cachorros?
Ao contrário dos humanos, os cachorros não precisam de um período de preparação antes da coleta do sangue animal. Eles só precisam atender os pré-requisitos de idade e peso, e estar saudáveis e com a vacinação em dia.
Após a transfusão, é feito um procedimento laboratorial para determinar os tipos sanguíneos dos animais, para a pesquisa de grau de compatibilidade sanguínea.
De acordo com supervisor Alisson Kalkmann, da Clínica Jacó, esse procedimento não é igual aos dos humanos, pois a tipagem sanguínea “é um pouco mais complicada”. “Não basta ser um O- para ser doador universal”, por exemplo, conforme o veterinário.
Veja também
Doação de sangue em gatos
Gatos podem ser mais difíceis na hora da coleta da bolsa de sangue, mas até para eles, é um procedimento simples. Eles precisam estar saudáveis e ter testado negativo para FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina) e FeLV (Leucemia felina).
Quais os requisitos para a doação de sangue de animais?
Pequenos animais não podem doar. O peso para cachorros precisa ser a partir de 25 kg. Abaixo, saiba os pré-requisitos:
Cães
- Idade: 1 a 7 anos
- Peso: a partir de 25 kg
- Vacinação em dia
- Teste negativo de leishmaniose (calazar) e erliquiose (doença do carrapato)
- Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
Gatos
- Idade: 1 a 7 anos
- Peso: a partir de 5 kg
- Vacinação em dia
- Teste negativo de FIV/FELV
- Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
É seguro cachorros e gatos doarem sangue?
Sim. A doação de sangue para animais não oferece riscos, uma vez que é um procedimento mais rápido e até mais simples que a coleta de sangue em humanos.
De acordo o médico veterinário Alisson Kalkmann, o potencial de ajuda de uma bolsa de sangue animal é “gigantesco”.
“Desde pacientes que sofrem por hipovolemia, né, que é a diminuição no volume de sangue em decorrência de alguma situação aguda, como, por exemplo, acidentes. Tem o animal que chega para a gente e pode estar traumatizado, gatos que sofrem quedas de ambientes que têm uma altura considerável e às vezes briga de cães. Tudo isso pode acabar diminuindo o nível de hemoglobina (glóbulos vermelhos), né? O que é responsável por carregar o oxigênio no corpo”, explica.
Doação de sangue para cachorros em Fortaleza
Em Fortaleza, cães e gatos podem doar sangue na Clínica Veterinária Jacó, equipamento gerido pela Prefeitura de Fortaleza, por SMPA. A unidade fica no bairro Passaré. Para a doação, é necessário ligar para a Secretaria e realizar um agendamento, momento em que os tutores receberão orientações.
- (85) 992247488
- (85) 991657839
Telefones fixos
- (85) 20180261
- (85) 20180264
A Capital cearense também terá o seu primeiro Hemocentro para cães e gatos, que, desde março, na Clínica Jacó, está em fase cadastramento. A expectativa da Secretaria de Proteção Animal é criar futuramente um banco de sangue.
É possível realizar a doação se o animal:
- Estiver saudável e clinicamente apto;
- Não ter histórico de doenças graves;
- Estar com a vermifugação e a vacinação em dia, apresentando a carteira de vacinação.
- Ser dócil