Agentes caninos da Receita Federal no Ceará têm 'aposentadoria'; conheça os cachorros e a rotina
Cães da raça pastor alemão e pastor belga malinois auxiliam agentes da Receita Federal em operações contra o tráfico de drogas

Assim como humanos, cachorros também podem se aposentar, mas não precisam de um tempo de contribuição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agentes caninos da Receita Federal (RFB) e também de outros órgãos de segurança, têm aposentadoria de seus serviços a partir dos oito anos.
O Diário do Nordeste foi até o Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza e acompanhou um treinamento de um dos agentes caninos da RF. O cachorro foi o Bachar, que é o mais jovem da equipe de quatro cães, e acabou de completar dois anos.
Segundo Gledson Rodrigues, agente da Receita, e integrante da divisão K9 (canina), o treinamento dos agentes caninos é diário, para que eles estejam prontos paras as operações contra o tráfico de drogas e ilícitos.
Os trabalho dos agentes caninos é encontrar substâncias ilícitas, em sua maioria drogas, e apontar onde elas podem estar. Assim que farejam o entorpecente, eles sentam e param em frente à caixa. Quando finalizam a operação, ganham imediatamente uma recompensa, que é uma bolinha para brincar e sinalizar um trabalho bem feito.
Os agentes caninos da Receita Federal de Fortaleza são:
- Ithor Sadonana - 8 anos
- Saymon Caraíbas - 7 anos
- Scooter Caraíbas - 6 anos
- Bachar Amoados - 2 anos
O grupo de cães, que une as raças pastor alemão e pastor belga malinois, participa da mais simples até as mais complexas operações. Na semana passada, inclusive, Ithor, Saymon e Bachar auxiliaram os agentes da Receita Federal a encontrar 132 papelotes de cocaína e um 1kg da maconha tipo skunk escondidas em um urso de pelúcia que veio de São Paulo.
Onde os agentes caninos moram?
Todos moram no canil da Receita Federal no Aeroporto de Fortaleza e recebem acompanhamento semanal de um veterinário e cuidado diário dos seus tutores, que são condutores da RFB.
Os agentes caninos não têm uma dieta diferenciada, mas só podem comer uma ração "super premium", rica em proteínas, para ajudar no condicionamento físico para os treinamentos.
Onde os cães da Receita Federal são treinados?
Todos os agentes caninos são treinados no Centro Nacional de Cães de Faro (CNK9), localizado em Vitória, no Espírito Santo, entre seis meses e um ano.
"O Centro Nacional de Cães de Faro é responsável por fazer a licitação e a aquisição de todos os cães com a idade de no máximo um ano. O treinamento deles é de 6 meses a 1 ano. Eles não tem contato nenhum com a droga, porque a droga é sempre isolada. Os cachorros sentem apenas o odor e recebem um presente, que é o brinquedo que a gente joga", explica Gledson.
Quando os agentes caninos podem se aposentar?
A partir dos 8 anos, eles já podem se aposentar. Conforme o agente Gledson Rodrigues, geralmente, os cães permanecem mais tempo e só se aposentam entre 9 e 10 anos. Após esse período, o tutor pode escolher adotar o cachorro, mas quando isso não é possível, eles retornam ao Centro de Treinamento, no Espírito Santo.
Lá, eles podem "continuar sua vida de brincadeiras tranquilamente", conforme o agente. Há a possibilidade de adoção, mas os pretendentes precisam atender os requisitos estabelecidos pela Receita Federal, e ter um lar apropriado para receber o cão.