Veja resultado da apuração do Festival de Parintins 2024

Festival ocorreu no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana entre a sexta (28) e o domingo (30)

Escrito por Mylena Gadelha , mylena.gadelha@svm.com.br
boi garantido e boi caprichoso no festival de parintins
Legenda: Resultado da disputa será divulgado nesta segunda (1º)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O campeão do Festival de Parintins de 2024 foi revelado nesta segunda-feira (1º), no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, no Amazonas. O boi Caprichoso conquistou nesta edição o tricampeonato. Esse é o 26º título da "nação azul". 

"É muito orgulho para mim ser artista e presidente do boi. E dedico a todos essa aos trabalhadores, colaboradores, costureiras, soldadores, nossa diretoria, todo mundo que nos ajudou a chegar até aqui", disse Rossy Amoedo, presidente do boi Caprichoso. O tema do Caprichoso foi "Cultura - O Triunfo do Povo".

Celebração da vitória do boi caprichoso
Legenda: Populares celebram tricampeonato do Boi Caprichoso no 57° Festival de Parintins
Foto: Reprodução/TV A Crítica

O local onde ocorreu a apuração é o mesmo onde acontecem as festividades folclóricas, realizadas desde a última sexta-feira (28) e domingo (30). Os bois Caprichoso e Garantido disputaram o título pela 57ª vez.

Como ocorreu a votação

Os dois bois empataram na leitura de notas da primeira noite de apresentação (28 de junho), com 140 pontos cada, nas categorias A (comum/musical) e B (cênico/coregráfico). Contudo, o desempate ocorreu durante o Bloco C (artístico). O boi Caprichoso obteve 419,8 pontos e o boi Garantido 419,7 pontos.

Já na leitura de notas de sábado (28), houve novamente empate na Categoria A, entre os bois. Na categoria B, que possui o item cunhã-poranga (representada por Marciele Albuquerque no Caprichoso e Isabelle Nogueira no Garantido), a vitória da seção foi para o Garantido, por um décimo.

Embora a "nação vermelha" tenha obtido vantagem na categoria anterior, na última leitura, as duas agremiações empataram novamente. Eles encerram novamente empatados com 419,8 pontos pela segunda noite. 

O empate ocorreu novamente na leitura de notas do último dia, o domingo (30). Na categoria A, houve diferença de apenas um décimo entre eles. Já nas categorias B e C, ambos perderam pontuação. Ambos empataram com 419,7. O Caprichoso venceu por um décimo de diferença, devido à vitória na primeira noite. 

Assista:

A apuração iniciou às 14h, no horário de Manaus, e às 15h no horário de Brasília. O momento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da emissora amazonense A Crítica.

TEMAS DO FESTIVAL

Para 2024, o Boi Caprichoso surgiu com o tema "Cultura - O triunfo do povo", enquanto o Boi Garantido aparece com "Segredos do Coração". Os ensaios, realizados nos fins de semana tanto em Manaus como em Parintins, funcionam também como uma espécie de esquenta.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, a Rede Amazônica transmitiu o Carnaboi, uma festa prévia do festival folclórico e que reuniu mais de 35 mil pessoas em Manaus, durante duas noites de apresentação.

Como funciona o Festival de Parintins

Os 21 itens são divididos em três blocos:

Bloco A: quesitos comuns e musicais;
Bloco B: cenografia e coreografia;
Bloco C: parte artística.

ITEM 1 - APRESENTADOR
Nesse quesito, o apresentador de cada agremiação será avaliado pelo seu carisma, desenvoltura, alegria, dicção, indumentária e domínio de arena e público.

ITEM 2 - LEVANTADOR DE TOADAS
Os méritos incluem a interpretação, afinação, dicção, timbre e técnica de canto.

ITEM 3 - BATUCADA OU MARUJADA
A Marujada, do Caprichoso, e a Batucada, do Garantido, são a base rítima para o espetáculo. Os méritos envolvem harmonia, cadência, ritmo, constância.

ITEM 4 - RITUAL INDÍGENA
Neste item, ocorre a recriação de rito xamanístico e são avaliadas a teatralização, criatividade, beleza, originalidade e efeitos.

ITEM 5 - PORTA-ESTANDARTE
O bailado, garra, desenvoltura, simpatia, elegância e alegria de cada porta-estandarte é avaliado.

ITEM 6 - AMO DO BOI
Considerado o dono da fazenda, o Amo do Boi é avaliado pela dicção, desenvoltura, postura e expressões cênicas.

ITEM 7 - SINHAZINHA DA FAZENDA
A sinhazinha é a filha do dono da fazenda no auto do Boi-Bumbá de Parintins. Os méritos incluem beleza, graça, desenvoltura e alegria.

ITEM 8 - RAINHA DO FOLCLORE
O item é avaliada pela beleza, simpatia, desenvoltura e incorporação as suas representações.

ITEM 9 - CUNHÃ-PORANGA
Cunhã-Poranga significa moça bonita, guerreira e guardiã. Os méritos incluem beleza, simpatia, desenvoltura e incorporação as suas representações.

ITEM 10 - BOI-BUMBÁ EVOLUÇÃO
Símbolo da manifestação popular, o Boi-Bumbá é avaliado pela evolução e encenação.

ITEM 11 - TOADA, LETRA E MÚSICA
O item agrega elementos históricos, geográficos, culturais e sociais. A categoria é avaliada pela melodia, métrica, conteúdo, interpretação, composição e harmonia.

ITEM 12 - PAJÉ
Os méritos são expressão corporal e facial, movimentos harmônicos e domínio de espaço cênico.

ITEM 13 - POVOS INDÍGENAS
O grupo é avaliado pela sincronia de movimentos, cores e expressões cênicas e danças.

ITEM 14 - TUXAUA
O Tuxaua é o chefe da aldeia e é avaliada pela plástica adequada ao tema do espetáculo, criatividade e originalidade.

ITEM 15 - FIGURA TÍPICA REGIONAL
A figura faz parte da cenografia e deve ser símbolo da cultura amazônica. Os méritos incluem homenagem às raízes da terra, beleza e originalidade.

ITEM 16 - ALEGORIA
São as estruturas artísticas que funcionam como suporte cenográfico para apresentação. Ela são avaliadas pela beleza, criatividade e originalidade.

ITEM 17 - LENDA AMAZÔNICA
Trata-se de uma ficção que ilustra a cultura dos povos da Amazônia dentro do contexto folclórico do Boi-Bumbá de Parintins. Os méritos são imaginação, envolvimento, porte cenográfico e encenação.

ITEM 18 - VAQUEIRADA
O agrupamento coletivo é avaliado pela indumentária, coreografia e sincronia.

ITEM 19 - GALERA
Trata-se do grupo de apoio do espetáculo. Os méritos incluem alegria, energia contagiante, sincronia, garra, evolução e empolgação.

ITEM 20 - COREOGRAFIA
Inclui todos os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo, que serão avaliados pela expressividade do movimento, sincronia e criatividade.

ITEM 21 - ORGANIZAÇÃO DO CONJUNTO FOLCLÓRICO
Inclui todos os itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo do espetáculo e que são apresentados no espetáculo. Os méritos incluem a disposição em que se encontram suas diversidades (tribos, itens individuais, etc.), harmonia, liberdade de movimentos na arena e tempo compatível.

Como ocorre a pontuação?

Em três dias de festival, os bois-bumbás se apresentaram em duas horas e meia no Bumbódromo. 

Diante do espetáculo, os jurados dão notas de 0 a 10 em diversas categorias, entre elas coreografia, porta-estandarte, toada (letra e música) e alegoria. Ao todo, são 21 seções divididas em três blocos, como já descrito acima.

O campeão será o boi que somar mais pontos após a apuração. O Garantido já possui 33 títulos, enquanto o Caprichoso já teve 26 vitórias, sendo o vencedor em 2022, 2023 e 2024. 

Veja títulos anteriores

Com a vitória desta segunda-feira (1º), o boi Caprichoso acumula 26 títulos, tendo vencido as três últimas edições, em 2022, 2023 e 2024. Já o boi Garantido acumula a maior quantidade de vitórias, com 33 títulos. 

No BBB 24, a cunhã-poranga Isabelle Nogueira levou o terceiro lugar no reality show. 

Assuntos Relacionados