Secult realiza XII Encontro Mestres do Mundo em Aquiraz

Anualmente, grupos convidados do Nordeste, Brasil, Uruguai e Cabo Verde participam do evento

Escrito por João LIma Neto ,

De 21 a 24 de novembro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o XII Encontro Mestres do Mundo em Aquiraz. O evento reunirá os tesouros vivos da cultura cearense em uma rica e vasta programação, contemplando apresentações artísticas, oficinas, rodas de saberes e seminário, que visam proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, além da divulgação e fruição da cultura popular do Estado.

O encontro será realizado em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente. Em 2018, o evento leva como lema "Tempo de amor e flor para quem sabe salvaguardar afetos". No ano passado, o Encontro Mestres do Mundo foi reconhecido e premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebendo o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade por ser uma Iniciativa de Excelência em Promoção do Patrimônio Cultural.

O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, 09 grupos e 01 coletividade, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.
 

Assuntos Relacionados