A curiosa estrada artística de Nil Morais

Do sonho de decorar a sala de casa com um xadrez de madeira ao reconhecido ofício de moldar peças

Escrito por Antônio Rodrigues , antonio.rodrigues@diariodonordeste.com.br

Apesar de mais experiente, Nil Morais também faz parte da nova geração de artesãos de madeira de Juazeiro do Norte. De suas mãos, saiu a escultura de um coração com veias e artérias que estampou o convite da exposição de Weiwei, em cartaz em São Paulo até o dia 20 de janeiro. “Eu já fazia o coração completo, até por causa das promessas mesmo. Só não fazia no modelo com veias e artérias”, conta. 

A trajetória de Nil é curiosa. Há seis anos, visitou o Centro Mestre Noza para encomendar um xadrez todo de madeira. Era seu sonho estampar o objeto na mesa de centro de sua casa. Contudo, à época, não tinha nem a mesa de centro nem a casa. O tabuleiro seria, assim, seu primeiro passo para conquistar os dois sonhos, apesar da complicação em adquiri-lo devido ao alto valor. “Se não posso comprar, será que posso fazer?”, refletiu o jovem, padeiro naquele período.

> Artesanato cearense é presença em São Paulo
> Veja entrevista com Paula Dib
> O artesanato de Beto Soares
> Severino Souza e o simbolismo da arte 
> Natan Alves e a valorização do ofício manual
> Artista plástico Ai Weiwei é descobridor dos Brasis

Confira vídeo com Nil Morais:

Como o preço da própria madeira era caro, Nil estava prestes a desistir. Porém, um artesão, ao notar a insistência do padeiro, provocou: “Você acha que faz?”. Imediatamente, o jovem respondeu: “Só sei se eu tentar”. O senhor emprestou as ferramentas e doou um tronco de madeira para que ele iniciasse seu trabalho. No primeiro dia, um “peão” conseguiu ser fabricado. No dia seguinte, mais um e metade de outro. Em 15 dias, o jogo completo estava pronto. “Ainda hoje não tenho xadrez na minha casa. Vendi rapidamente por R$ 450”, lembra Nil.  

Legenda: O coração com artérias feito por Nil Morais para exposição de Weiwei
Foto: Foto: Ai Weiwei Studio

“Isso me incentivou a fazer mais e mais. Se é o primeiro, o segundo e o terceiro vão ser melhores”, acredita o artesão. Depois de três anos conciliando a fabricação de pães e peças de artesanato, Nil largou a padaria e foi viver da madeira. “Ainda hoje estou aprendendo”, acredita. Sua característica é manter as peças “cruas”, sem pintura, dando destaque ao acabamento. Além disso, trabalha com um tom caricatural de personagens como São Jorge e Lampião e Maria Bonita.

Serviço
Exposição “Ai Weiwei Raiz”. Até dia 20 de janeiro de 2019 no edifício Oca, Parque Ibirapuera, São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera). Visitação: de terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h. Ingressos: R$ 20 (inteira). 

Contato de Nil Morais: (88) 98829-0591  

Assuntos Relacionados