Violência contra a mulher também afeta os filhos: série documental debate tema

Último episódio da temporada 2023 traz história de Leyla Lima, que encerrou casamento de 22 anos

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: Todos os episódios da série estão disponíveis no Youtube do Diário do Nordeste
Foto: Divulgação

Empresária, atleta de beach tennis e sempre em busca de curtir a vida, Leyla Lima, de 54 anos, deixou os momentos difíceis no passado.  Protagonista do último episódio da temporada 2023 da série Nenhuma a Menos, a empresária relata como conseguiu superar o relacionamento abusivo que viveu ao lado do ex-marido.  

Casada por 22 anos, Leyla conta que a primeira década ao lado do ex-companheiro foi de bons momentos. Com o tempo, ela passou a ser vítima de “torturas psicológicas” e o relacionamento declinou.  

Leyla passou a ser controlada, com o marido questionando os horários da esposa, como as horas em que ela saía e voltava de casa. "Ele começou a querer me anular. Eu não era mais eu. Ele queria que eu fosse e fizesse o que ele quisesse". 

Mesmo com a situação difícil, a empresária ressalta que permaneceu casada para manter a família unida com os filhos. Nessa época, Leyla contou com o apoio do irmão mais velho, que a orientou e sempre esteve ao seu lado.

Hoje, Leyla explica que seu objetivo “é me fazer feliz” e que não está à procura de ninguém, reforçando a mensagem de que não é necessário ter um parceiro para encontrar a felicidade. 

Jeritza Braga, defensora pública que participa do episódio, comenta que os filhos também ficam adoecidos. "Por isso a gente fala que a violência doméstica é um crime contra a humanidade, porque ela vai perpassando de geração em geração. A criança que nasce, que convive, cresce num seio do lar em que o pai agride a sua mãe, ela tende a naturalizar aquilo".  

Iniciativa do Projeto Elas, a série Nenhuma a Menos está em sua terceira temporada. Os episódios foram lançados semanalmente e estão disponíveis no Youtube do Diário do Nordeste.  

Confira o último episódio da temporada a seguir.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados