Veja onde se vacinar contra gripe e Covid-19 neste fim de semana em Fortaleza

População também poderá receber vacina antirrábica

Escrito por Redação ,
Vacinação em Fortaleza
Legenda: Atendimento ocorre das 8h às 16h30, em dois postos de saúde da capital
Foto: Thiago Gadelha

Dando continuidade à rotina de imunização na capital cearense, a Prefeitura de Fortaleza ofertará, neste sábado (13) e domingo (14), as vacinas antirrábica e contra a Covid-19. Além delas, os interessados também poderão se proteger com imunizantes comuns, como o que combate a gripe.

Veja também

De acordo com informações do órgão, a  vacinação ocorrerá nos postos de saúde Irmã Hercília, localizado no bairro São João do Tauape, e Mattos Dourado, no Edson Queiroz. O atendimento nas unidades acontecerá das 8h às 16h30, mediante a capacidade máxima dos equipamentos.

ONDE SE VACINAR?

POSTO DE SAÚDE IRMÃ HERCÍLIA

  • Endereço: Rua Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape
  • Horário: 8h às 16h30

POSTO DE SAÚDE MATTOS DOURADO

  • Endereço: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz
  • Horário: 8h às 16h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para receberem as vacinas, adultos e adolescentes deverão apresentar documento original de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso da 2ª dose do imunizante contra a Covid-19, também é preciso estar com o cartão de vacinação em mãos.

Vale lembrar que adolescentes que não possuam RG terão que levar a certidão de nascimento, além de um documento com foto, como bilhete único ou carteira estudantil.

No caso das crianças, é necessário que os responsáveis informem o número do Cartão Nacional de Saúde do pequeno, e levem o documento oficial de identificação da criança, que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também serão exigidos um comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Pessoas com imunossupressão deverão apresentar documentação que comprove a condição médica.

QUEM PODE SE VACINAR CONTRA COVID-19?

- 1ª dose: crianças a partir de 6 meses.

- 2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação.

- 3ª dose: crianças a partir de 6 meses a 4 anos que receberam o esquema primário.

- Bivalente: pessoas com mais de 12 anos que receberam apenas uma dose há quatro meses e população prioritária, sendo:

  • Uma dose a cada 6 meses: Idosas; imunocomprometidas; gestantes; puérperas.
  • Uma dose a cada 12 meses: indivíduos com comorbidades; vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas, quilombolas, ribeirinhos e de comunidades tradicionais; privados de liberdade (maiores de 18 anos); adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (maiores de 12 anos); funcionários do sistema prisional; em situação de rua; com deficiência permanente; trabalhadores da saúde.

QUEM DEVE RECEBER A VACINA ANTIRRÁBICA?

Indicada para prevenir a raiva, a vacina antirrábica pode ser administrada antes da exposição à doença, sendo recomendada à profissionais que lidam com animais, como veterinários, funcionários de pet shops, agentes de endemias, e carteiros.

O imunizante também pode ser aplicado após a exposição ao vírus, que ocorre através da mordida, arranhões ou lambedura de animais infectados.

QUEM PODE SE VACINAR CONTRA A GRIPE?

Com a capital cearense atravessando o período chuvoso, é comum que diversos fortalezenses apresentem sintomas como coriza, espirros ou tosse. Nesses casos, o cidadão pode receber a imunização contra a gripe sem problemas.

No entanto, caso o indivíduo apresente febre, a vacina só deverá ser aplicada após o desaparecimento do sintoma.

Também é importante ressaltar que pessoas com Covid-19 só devem ser vacinadas com  o imunizante 30 dias depois do início dos sintomas ou do resultado positivo, em casos de assintomáticos.

CAMPANHA NACIONAL

Além do Ceará, a campanha de vacinação contra a gripe, neste final de semana, também está ocorrendo no Distrito Federal e em outros 15 estados, segundo a Agência Brasil. São eles: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Piauí.

Conforme informado pelo Ministério da Saúde, os horários e locais de aplicação do imunizante nestas localidades devem ser consultados nos sites e redes sociais das secretarias estaduais de saúde.

O principal objetivo da campanha é imunizar crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Quem faz parte destes grupos prioritários deverá se vacinar mesmo se tiver já sido vacinado no ano passado, já que a imunização é anual.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados