Prédio residencial tem obra barrada e é demolido por irregularidades ambientais em Fortaleza

Ação em condomínio no bairro Maraponga foi coordenada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis)

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Demolição de edifício residencial com escavadora em obra de construção civil no Brasil
Legenda: O caso também será investigado na Justiça por possível crime ambiental
Foto: Divulgação/Agefis

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) deu início, na manhã desta terça-feira (5), à demolição de um condomínio construído de forma irregular em um terreno próximo à Lagoa da Maraponga, em Fortaleza. Segundo o órgão municipal, a edificação "viola a legislação urbanística e ambiental do município".

Antes da demolição, o projeto já era alvo de diversas ações fiscalizatórias. Conforme a Agefis, em setembro de 2024, foi constatado que o condomínio estava erguido sobre uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA), sem autorização de uma autoridade competente.

Na ocasião, foram deferidos dois laudos de infração: um pela construção na ZPA, e o outro devido ao desmatamento e degradação da área ambiental.

Veja também

Mesmo com as notificações da Agefis, foi constatado, por meio de duas visitas, em abril e julho deste ano, que as obras no local continuavam a acontecer. Com isso, foi determinado o cumprimento da medida administrativa de demolição.

Ainda conforme a agência, a decisão tem como base a Lei Complementar Municipal nº 270/2019, que "estabelece os parâmetros para o uso e ocupação do solo em Fortaleza".

O caso também está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que instaurou um inquérito para apurar possível crime ambiental, já em tramitação na Justiça.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados