Pediatra explica quando é recomendado utilizar telemedicina para crianças
A teleconsulta pediátrica é indicada nos primeiros sintomas de quadros leves, afirma médica da Unimed Fortaleza
No período de chuvas, quando há um aumento de doenças sazonais, as crianças ficam mais vulneráveis ao contágio. Com as unidades de saúde lotadas, o mais indicado é evitar exposições desnecessárias dos pequenos, especialmente nos quadros mais leves das doenças ou nas primeiras 48 horas. Uma opção segura nesses casos é a teleconsulta pediátrica, que tem beneficiado pacientes que precisam de pronto atendimento de emergência.
“Estamos vivendo um período sazonal em que as crianças podem manifestar quadros respiratórios e a gente não precisa desgastá-las com exposições desnecessárias”, observa Fernanda Colares, médica pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza. “Caso a mãe tenha dúvida e queira fazer uma avaliação médica, o pronto atendimento virtual é uma maneira rápida e segura de fazer essa avaliação inicial”, acrescenta a pediatra.
Em 2021, na Unimed Fortaleza, o Pronto Atendimento Virtual, serviço oferecido para os clientes da operadora, contabilizou 75% dos atendimentos infantis por síndrome respiratória. De acordo com a pediatra, a consulta de urgência realizada de forma remota é indicada para pacientes com sintomas leves ou quadros iniciais como: dor de cabeça, tosse leve, coriza e espirros, diarreia, estado febril e febre há menos de 3 dias, náuseas e/ou vômitos (com pouca frequência), dor no corpo, dor nas articulações, perda de apetite, manchas na pele, dor de barriga leve, obstrução nasal (nariz entupido), dentre outros.
A profissional chama atenção sobre os casos em que não se recomenda a telemedicina pediátrica. Crianças que apresentam sintomas moderados a graves ou sintomas persistentes como, febre alta, febre por mais de 3 dias ou retorno da febre após 48h febril; vômito ou diarreia acima de 8 episódios por dia; sangramentos; falta de ar; forte dor de cabeça ou abdominal; traumas (cortes que necessitam de suturas, quedas, entre outras) devem ser levadas a uma unidade de pronto atendimento presencial.
Como funciona a teleconsulta
Na Unimed Fortaleza, a teleconsulta pediátrica é realizada desde 2021 e funciona pelo aplicativo da operadora. “No nosso caso da Unimed Fortaleza, através do aplicativo Minha Unimed, o site é criptografado, os profissionais têm certidão digital e todas as legislações referentes a sigilo, prontuário e normas relativas à segurança da informação são seguidas”, afirma a diretora.
De acordo com ela, o atendimento remoto é viável em crianças, idealmente a partir dos dois meses. Na teleconsulta, o médico pode fazer a análise do estado geral de saúde, prescrever medicamentos e terapias, solicitar exames e emitir atestado, quando necessário. Se houver a necessidade de uma análise mais profunda, o profissional encaminha para atendimento presencial.
“Se o médico do pronto atendimento virtual identificar que o paciente tem algum critério que mereça ou que seja necessária uma avaliação presencial, ele pode encaminhá-lo e, no caso do cliente Unimed Fortaleza, existe um fluxo diferenciado: o paciente é priorizado quando chega na unidade presencial”, destaca Fernanda Colares.
Serviço
Telemedicina Unimed
Baixe o aplicativo: https://www.unimedfortaleza.com.br/app