Menina autista realiza sonho de conhecer trabalho dos profissionais do Samu Ceará

Encontro teve recomendação médica, já que criança teve avanços no aprendizado à medida que interesse pela atuação dos socorristas crescia

Escrito por Redação ,
Visita de Clara ao Samu
Legenda: Criança realiza sonho de conhecer profissionais do Samu 192 Ceará
Foto: Fátima Holanda / divulgação Samu

Uma menina de 7 anos de Nova Olinda, interior do Ceará, realizou o sonho de conhecer de perto o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Nesta segunda-feira (20), ela esteve na Central de Regulação de Urgências (CRU) do órgão, em Juazeiro do Norte. 

Veja também

Diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), Maria Clara dos Santos começou a ter avanços em seu aprendizado à medida que o interesse pelo trabalho dos socorristas crescia. 

Foi então que sua mãe, Suelia Vila Nova, entrou em contato com um dos condutores socorristas do Samu para viabilizar uma visita. O pedido foi reforçado por uma indicação do terapeuta ocupacional que acompanha Clara pelo SUS, assegurando que esse contato seria importante para o "desenvolvimento neuro psíquico e cognitivo" da menina. 

Após ter a solicitação aprovada pelo coordenador da Unidade Macrorregional de Juazeiro do Norte, Marco Rulim, deram início aos preparativos para receber Maria Clara, incluindo a confecção de um fardamento especial para ela. 

Reconhecimento

Durante a visita nesta segunda-feira, Clara viu de perto uma das ambulâncias, teve a oportunidade de entrar no interior do veículo e conhecer a estrutura. Uniformizada de “samuzeira”, ela ainda deu uma volta na viatura, encantada com o som do giroflex.

“Receber a Maria Clara na CRU de Juazeiro do Norte é um motivo de gratidão e de reconhecimento a todos os profissionais que fazem o Samu 192 Ceará”, destaca Rulim.

Ambulância
Legenda: Durante a visita nesta segunda-feira (20), Clara viu de perto uma das ambulâncias
Foto: Divulgação Samu

Em oito anos de funcionamento, esta foi a primeira vez que a Central de Regulação de Juazeiro do Norte recebeu a visita de uma criança. “Trazer a Maria Clara hoje para conhecer a CRU foi a mesma emoção do primeiro dia de trabalho no Samu 192 Ceará. Estava mais ansioso do que a criança por essa visita”, conta o condutor socorrista Valdez Cardoso.

Atendimento

Todos os casos clínicos de urgência, atendidos pelo Samu 192 Ceará na região, são atendidos pela CRU. Do local, os profissionais orientam o usuário sobre os primeiros socorros e enviam, se necessário, ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) ou de Unidade de Suporte Avançado (USA) com a equipe de saúde.

Clara e a mãe
Legenda: Em oito anos de funcionamento, esta foi a primeira vez que a Central de Regulação de Juazeiro do Norte recebeu a visita de uma criança
Foto: Divulgação Samu

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados