MEC divulga cronograma do Fies e do Prouni de 2025; veja datas
Sistemas estão entre principais forma de ingresso no ensino superior do Brasil
Estudantes que pretendem pleitear uma vaga em universidades ou faculdades privadas com financiamento do Governo Federal devem ficar atentos ao cronograma do Fies e do Prouni de 2025, divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Programa Universidade para Todos (Prouni) ainda não teve edital divulgado, mas, segundo o ministro Camilo Santana, a previsão é de que o sistema seja aberto três dias após o encerramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Cronograma do Prouni 2025
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro
- Primeira chamada: 26 de fevereiro
- Segunda chamada: 26 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
Em coletiva de imprensa, Camilo reforçou que o Prouni completa 20 anos, em 2025, sob o papel de "dar oportunidade a milhões de jovens de acesso ao ensino superior brasileiro".
Já as vagas para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) de 2025 serão abertas no início de fevereiro, logo após o Prouni. Neste ano, está implementado o Fies Social, “para garantir a estudantes de baixa renda 100% do financiamento dos seus cursos”, como reforçou o titular do MEC.
Cronograma do Fies 2025
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro
- Resultados: 18 de fevereiro
- Início da convocação da lista de espera do Fies: 25 de fevereiro
Camilo destacou que o chamamento dos estudantes para ocupar as vagas do sistema de financiamento tem sido “acelerado para permitir o ingresso desses jovens no início do semestre nas universidades cadastradas”.
Sisu abre neste mês
O anúncio das datas foi feito durante coletiva de imprensa para divulgar os resultados do Enem 2024. O edital do Sisu 2025, com calendário, já havia sido publicado pelo MEC e pelo Inep em dezembro passado.
Para participar, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação.
A inscrição não é válida para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, o seja, quem participou do exame antes mesmo de concluir o ensino médio.
Calendário do Sisu 2025
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro
- Chamada regular: 26 de janeiro
- Matrícula junto à instituição: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
>> Acesse nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias.