Instituto Myra Eliane inaugura o Espaço Cultural Arandu, em Caucaia

O espaço foi aberto com uma exposição chamada 'Praia e Capital', produzida pelo artista Diego de Santos

Escrito por Redação ,
Da esquerda para a direita: prefeito de Caucaia, Vitor Valim, reitor da Universidade de Fortaleza, Randall Pompeu, presidente do Instituto Myra Eliane Igor Queiroz Barroso e Aline Barroso
Legenda: Da esquerda para a direita: prefeito de Caucaia, Vitor Valim, reitor da Universidade de Fortaleza, Randall Pompeu, presidente do Instituto Myra Eliane Igor Queiroz Barroso e Aline Barroso
Foto: Kid Jr

O Instituto Myra Eliane expandiu suas atividades em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, com a inauguração, nesta sexta-feira (26), de um novo equipamento vinculado ao instituto, o Espaço Cultural Arandu.

O lugar conta com uma exposição chamada 'Praia e Capital', de autoria do artista caucaiense Diego de Santos e curadoria de Lucas Dilacerda.

"Fui educado para ter essa abertura e saber que arte também educa. Não são só Português, Matemática, mas as telas também educam e sensibilizam. Platão dizia que o belo pode educar e sensibilizar a alma humana. Acredito piamente nisso", comentou o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, durante a abertura do espaço.

"Isso é de fundamental importância, tanto o trabalho educacional e social que já temos aqui, como agora esse espaço para todo cidadão caucaiense, para realmente desfrutar da beleza que está exposta", disse o prefeito de Caucaia, Vitor Valim. 

O artista Diego Santos comentou sobre o sentimento de expor sua arte na cidade natal. "O espaço é inédito. Eu nunca tinha exposto aqui na cidade, eu sou daqui, então é uma satisfação muito grande. É um espaço para acolher", comentou.

Esse é o segundo equipamento cultural do Myra Eliane. O primeiro, o Memorial Edson Queiroz, foi inaugurado em 2021, em Cascavel.

Inspiração indígena

O nome do espaço foi inspirado na palavra indígena "arandu", cujos vários significados podem ser sintetizados em "sabedoria", o que casa com o objetivo de promover saberes artísticos e culturais, bem como o acesso gratuito a esses conhecimentos.

Praia e Capital

A exposição 'Praia e Capital' tem visitação gratuita e fica aberta ao público de 29 de maio a 26 de junho, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.

A mostra aborda o tema da moradia a partir da ráfia que compõe os tradicionais anúncios publicitários de empreendimentos imobiliários, ampliando a reflexão para os impactos da expansão imobiliária nos modos de vida tradicionais dos povos do mar.

Obra de arte
Legenda: Estão em exibição mais de 30 obras, em diversas linguagens, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, colagem e intervenção urbana
Foto: Divulgação

Estão em exibição no espaço mais de 30 obras, em diversas linguagens, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, colagem e intervenção urbana, produzidas entre 2020 e 2023, pelo artista Diego de Santos.

"O que me chamou atenção desde o início foi a contaminação, que também perpassa a ideia de crescimento acelerado. As faixas estão por toda parte", reflete Diego. O artista destaca ainda que, devido à especulação imobiliária, há um processo de "desligamento dessa população" originária com suas tradições. "A exposição é um desdobramento dessa força de resistência do vento, materializada aqui nessas obras", dialoga o curador, Lucas Dilacerda.

Serviço

Exposição 'Praia e Capital'

Local: Espaço Cultural Arandu, Rua Pedestre 1A (Rua Central), s/n, Bairro Esplanada do Araturi, Caucaia
Período da exposição aberta ao público: 29/5 a 26/6, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h
Visitação gratuita.
Telefone de contato: (85) 99916-3103
Agendamento de grupos: cenfor.coordenacao@myraeliane.org

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados