Grupo seleciona voluntários para triagem de doações para as vítimas do RS no aeroporto de Fortaleza

Voluntários pedem que sejam doados absorventes, roupas e cobertores para o frio

Escrito por Luana Severo ,
Fachada do Aeroporto de Fortaleza
Legenda: As doações para as vítimas das enchentes no RS podem ser deixadas no Aeroporto de Fortaleza
Foto: Divulgação

Um grupo de voluntários está em busca de reforço para atuar no recebimento, na organização e no empacotamento de doações no aeroporto de Fortaleza, destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os recrutas trabalharão apenas uma hora por semana, no dia e no turno que escolherem.

"A gente está com uma carga muito grande de doações, precisando muito de voluntários", disse Cláudio Cavalcante da Silva, bacharel em direito e coordenador do Centro de Voluntariado da Amazônia, presente no Ceará há dez anos. O grupo, que tem a meta de enviar uma tonelada de donativos, conta, no momento, com 20 pessoas.

Para ajudar, é preciso entrar em contato com a equipe via WhatsApp, por meio do telefone (85) 98960-6305, e falar com Zé Amazônia. "A pessoa que estiver interessada entra em contato, porque temos que fazer uma triagem primeiro. Ela manda os dados para a triagem. Sendo aprovada, a gente faz um pequeno treinamento", explicou Cláudio.

O treinamento é no mesmo dia em que a pessoa se apresenta para trabalhar e consiste em aprender a separar o que pode ser enviado em avião e o que deve ser levado na estrada. Só quem não pode se candidatar para o serviço são menores de 18 anos.

Organização das doações

Devido ao volume de doações, que chegam de diversas formas — em caixas, sacolas ou mochilas, por exemplo —, os voluntários pedem que os materiais sejam enviados minimamente organizados, e de acordo com o que pode e o que não pode ser levado em aeronaves.

Óleos de cozinha, por exemplo, que geralmente compõem cestas básicas, não podem ser levados no avião, bem como desodorantes, que precisam ser acondicionados em caixas separadas do restante dos produtos de higiene pessoal.

Foco em saúde íntima feminina

Nesta semana, os voluntários pedem que as doações sejam de absorventes, para atender à demanda das vítimas e combater a pobreza menstrual. "A gente está recebendo, prioritariamente, absorventes femininos, de qualquer tamanho", pediu Cláudio.

Além disso, são necessários cobertores e roupas específicas para o frio, devido às baixas temperaturas registradas recentemente no RS. "Está começando o frio lá e tem gente com hipotermia", acrescentou o voluntário.

Centro de Voluntariado da Amazônia

O Centro de Voluntariado da Amazônia existe desde 1982, segundo Cláudio, e atua na promoção do voluntariado e da responsabilidade social.

Serviço

Convocação de voluntários para triagem de doações para o RS

Interessados devem entrar em contato com o grupo via WhatsApp, por meio do telefone (85) 98960-6305, e falar com Zé Amazônia.
Local do trabalho: Aeroporto de Fortaleza
Carga horária: 1h por semana

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados