Governo do Ceará lança edital para seleção de unidades gerenciadoras do programa 'Ceará Sem Fome'

Pelo menos 100 mil pessoas poderão receber diariamente comida pronta para consumo

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:05)
governador do Ceará, Elmano de Freitas, a primeira-dama, Lia de Freitas, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz em evento sobre o Ceará sem Fome
Legenda: Participaram do evento o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a primeira-dama, Lia de Freitas, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz
Foto: Divulgação/Carlos Gibaja/Governo do Ceará

O governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), a publicação do edital de chamamento público no Diário Oficial do Estado (DOE) para a seleção de até 39 unidades gerenciadoras, que serão responsáveis por coordenar as cozinhas sociais - Unidades Sociais de Produção de Refeições - do programa 'Ceará Sem Fome'. 

De acordo com o governo, a previsão é que, no total, pelo menos 100 mil pessoas sejam atendidas diariamente e recebam comida pronta para consumo, por meio de até 1.298 unidades, que serão divididas em 39 lotes.

Veja também

A previsão orçamentária é de quase R$ 184 milhões para as secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Proteção Social (SPS), pastas executoras do programa.

“Nós vamos ter entidades que vão cadastrar cozinhas para poder ter o oferecimento de refeições para quem está passando fome. Portanto, nessas cozinhas, nossa meta é ter 100 mil refeições por dia sendo feitas e entregues ao povo cearense", explicou o governador. Elmano também reforçou o objetivo de retirar o Ceará do mapa da fome.

Processo seletivo

O programa será executado em regime de mútua cooperação, por meio de um processo seletivo das entidades, em caráter eliminatório e classificatório. Como requisito, as unidades gerenciadoras devem dispor de "estrutura, capacidade técnica e gerencial específicas para a função", de acordo com previsão do edital.

Segundo o documento, a rede abrangerá 184 municípios cearenses, em 14 Regiões de Planejamento do Ceará. O público-alvo do projeto serão pessoas em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais ou identificadas por meio de busca ativa feita por entidades sociais e outros parceiros no município.

Cartão Ceará Sem Fome

O decreto que regulamenta o Cartão Ceará Sem Fome foi publicado no Diário Oficial do Estado o último dia 31 de março. A ação objetiva o repasse mensal a famílias em situação de vulnerabilidade no valor de R$ 300. O benefício está em fase de licitação.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados