Confira endereços de parques urbanos em Fortaleza que podem ser visitados
Com características, tamanhos e manutenção distintas, as áreas são opções para caminhada, piquenique, brincadeiras infantis e atividades físicas, dentre outros
Os parques urbanos são áreas verdes que garantem às cidades preservação da fauna, da flora e em paralelo também servem como espaços de convivência e lazer. Eles, em geral, possuem dimensões e complexidades maiores que as praças e os jardins públicos. Em Fortaleza, conforme a Prefeitura, há 27 parques urbanos municipais.
Ao menos 13 deles passaram por processos de revitalização nos últimos anos. Nesses locais, é possível realizar atividades diversas e manter-se em contato com a natureza. Ao todo, a capital cearense tem 18 dessas áreas urbanizadas.
Na Capital, algumas dessas áreas como o Parque Urbano do Lago Jacarey ou o Parque Parreão são conhecidos há alguns anos. Outros, apesar de existirem há muito tempo e terem demanda por revitalização, só passaram por reestruturação recentemente, como o entorno da Lagoa da Parangaba, que oficialmente é também um parque urbano.
Veja também
O Diário do Nordeste lista, a seguir, alguns desses parques. Com características, tamanhos e manutenção distintas, essas áreas são opções para caminhada, piquenique, brincadeiras infantis, atividades físicas, passeios com pets, e contemplação da natureza, para moradores do entorno e também visitantes.
O professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que é importante que os parques urbanos sejam colocados de modo estratégico em toda a cidade, inclusive em áreas de vulnerabilidade econômica.
“Não se deve colocar parques urbanos somente nas áreas já valorizadas. Porque isso leva a um aumento da desigualdade dentro das cidades. É importante ter um planejamento da visão da cidade como um todo".
Confira alguns parques urbanos de Fortaleza que podem ser visitados
Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Neto (Bisão)
A área também conhecida como Parque do Riacho Maceió está localizada no bairro Mucuripe, e segundo a Prefeitura, foi inaugurada no dia 1º de agosto de 2014.
São 22 mil metros quadrados de parque urbano no encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, na foz do Riacho Maceió, um dos recursos importantes na história de Fortaleza. O espaço foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC).
Localização: Encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe.
Parque Linear Adahil Barreto
O Adahil Barreto, conforme a Prefeitura, foi reaberto em 2018. Ele fica em uma área do Parque Estadual do Cocó. No espaço há campo de futebol, playground, academia ao ar livre e quadra poliesportiva.
O parque é definido como municipal, mas também, ao ser integrado ao Cocó, ficou caracterizado como um parque estadual.
Localização: Rua Major Virgílio Borba com Rua Vicente Leite, no bairro São João do Tauape.
Parque Linear do Parreão
Ainda na década de 1990, a Prefeitura declarou a área do Parque Parreão como de utilidade pública. Em 2014, um decreto municipal criou o Parque Oficialmente. A área é composta por duas partes e possui o Riacho Parreão como corpo hídrico.
O trecho 1 do Parreão I é urbanizado, e, conforme a Prefeitura, tem pista de cooper, academia ao ar livre, parquinho e um anfiteatro.
Já o Parreão II é dividido no trecho 2, 3 e 4. O trecho 2 é urbanizado, e também tem pista de cooper, quadra de futsal, campo de futebol e academia ao ar livre. Os trechos 3 e 4 não são urbanizados.
Localização: Rua Major Virgílio Borba com Rua Vicente Leite, no bairro São João do Tauape.
Trecho 1: Av. Borges de Melo, Rua Martinho Rodrigues e Av. Eduardo Girão.
Trecho 2: Av. Borges de Melo, Rua João Araripe, Rua Conselheiro Francisco Lorda e Rua Edgar Pinho Filho.
Trecho 3: Rua João Araripe e Rua Moreira Gomes.
Trecho 4: Av. Luciano Carneiro e Rua Moreira Gomes
Parque Linear Rachel de Queiroz
O Parque Linear Rachel de Queiroz é o maior parque municipal, sendo menor somente que o Parque do Cocó, que é estadual. A área localizada no lado Oeste da cidade tem 19 trechos. São 134 hectares, 12,5 quilômetros de extensão.
O parque como um todo interliga diversos recursos hídricos, como o Açude João Lopes, a Lagoa do Alagadiço e o Açude Santo Anastácio.
Este ano, a Prefeitura realizou a recuperação dos trechos 1, 2, 5 e 6. Essa extensão é urbanizada.
No local há calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, e equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha.
Localização: Av. Governador Parsifal Barroso, no bairro Presidente Kennedy
Parque Urbano da Liberdade (Cidade da Criança)
O Parque Urbano da Liberdade, conhecido por Cidade da Criança, esse ano completa 120 anos de história. O espaço que compõe a paisagem do Centro foi inaugurado em 1902 e tombado em 1991.
A requalificação iniciada em junho de 2020 foi concluída em dezembro de 2021. A obra contemplou a restauração de todo o espaço, que tem um lago, e dentre os imóveis, nove prédios históricos e além de todo o paisagismo.
O Parque é um espaço de refúgio em meio aos prédios históricos e comerciais do Centro.
Localização: Rua Pedro I, no bairro Centro.
Parque Urbano do Sítio Tunga
O Parque Urbano do Sítio Tunga, também é conhecido como Parque da Longevidade. Situado no bairro Luciano Cavalcante, foi criado a partir de uma Operação Urbana Consorciada estabelecida em maio de 2011. Antes, a área era degradada.
O Parque foi inaugurado em 2020 e tem campo de futebol, parque infantil, cachorródromo e academia ao ar livre.
Localização: Av. Comodoro Estácio Brígido, no bairro Luciano Cavalcante
Parque Urbano da Lagoa da Parangaba
Segundo a Prefeitura, a Lagoa da Parangaba é a maior em volume de água da Capital. O Parque Urbano no entorno da Lagoa, situado no bairro de mesmo nome, foi criado oficialmente em 2014. No final de 2019 a área foi entregue requalificada.
O entorno da Lagoa ganhou infraestrutura que envolve tanto o comércio local, como o lazer e a prática de esportes.
Com a obra, o parque recebeu novas calçadas e ciclofaixas com piso intertravado, pista de cooper e skate, campo de futebol, quadras de vôlei de praia, uma mini areninha, pracinhas e quiosques de alimentação, convivência e banheiros.
Também foi feito um novo paisagismo com o plantio de árvores e criação de jardins, conforme a Prefeitura.
Localização: Rua Gomes Brasil, no bairro Parangaba.
Parque Urbano do Lago Jacarey
O lugar conhecido pelos atrativos gastronômicos, teve o Parque Urbano revitalizado recentemente. O Parque Urbano do Lago Jacarey foi criado oficialmente em 2014 e é referência de área de lazer.
O local tem lago, marrecos, tartarugas e uma praça com várias opções de barraquinhas de comida, artesanato, entre outros, de acordo com a Prefeitura. A área mistura preservação ambiental e lazer.
Localização: Av. Viena Weyne, no bairro Cidade dos Funcionários.
Parque Ecológico do Passaré
O Parque Ecológico do Passaré está prestes a virar Parque Zoobotânico do Passaré. Ele abriga o zoológico e o horto municipal, e é reconhecido pela Prefeitura como Parque Urbano, mas ainda não possui instrumento normativo, ou seja, não foi oficialmente criado por decreto. Mas, na prática já é utilizado.
O Parque tem mais de 150 animais, uma lagoa e um viveiro de mais de 100 mudas de plantas. O espaço foi reaberto em 2022 e, segundo a Prefeitura, os visitantes irão encontrar um grande área verde sombreada por árvores nativas, animais silvestres e selvagens do Zoológico e diferentes espécies de árvores e plantas cultivadas no Horto Municipal.
Localização: Av. Prudente Brasil, 685, no bairro Passaré.