Ceará anuncia pacote de R$ 400 milhões para projetos rurais; confira ações
Recursos devem beneficiar agricultores familiares e ações de segurança hídrica no Estado
Famílias cearenses da zona rural devem ter suporte em atividades produtivas com investimento de R$ 400 milhões anunciado, pelo governador Camilo Santana e a vice-governadora, Izolda Cela, neste sábado (19), em alusão ao Dia de São José - padroeiro do Estado.
Os recursos serão aplicados em pesca artesanal, saneamento rural, mecanização agrícola, regularização fundiária e em cadeias produtivas.
As ações no campo são desenvolvidas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), onde foi feita a divulgação do investimento, que envolve a criação de sistemas de abastecimento de água e disponibilização de tratores.
Entre os investimentos:
- Fábrica de gelo em escama
- 183 tratores com plaina agrícola
- 18 sistemas de abastecimento de água
- 21 sistemas de abastecimento do programa São José 4
- Criação de 3778 cisternas
- Ordem de serviço de 78 poços e instalação de chafariz
- Financiamento de 250 projetos produtivos
- 40 planos de desenvolvimento comunitários
- 600 projetos de mandala
- 1405 fogões ecológicos
Além disso, foi lembrada a posse de novos 192 servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que dá apoio às atividades de agricultores familiares no Estado.
São funcionários técnicos em agroecologia, agroindústria, agronegócio, agropecuária, aquicultura, fruticultura. Também serviodores com curso superior em direito, ciências econômicas e contábeis, agronomia, engenharia civil, de pesca e florestal, por exemplo.
O governador Camilo Santana frisou a atuação da equipe para alcançar melhores resultados na área. “Esse é o sentido de nós servidores públicos, do governador à qualquer funcionário do Estado: nosso compromisso é se dedicar e servir e ajudar as pessoas a ter uma vida melhor”.
Veja também
Izolda Cela, vice-governadora, destacou a relevância da atenção à “área tão essencial”, como definiu sobre a agricultura familiar.
“Eu considero que essas ações, tanto aquelas que vem para dar apoio imediato, como esse planejamento que o Governo faz de melhorar as estruturas, de dar segurança hídrica, vem para trazer melhores dias para a população que vive no campo e produz alimento”, observou.