Bombeiros removem anel preso em dedo de homem em Fortaleza; saiba o que fazer em casos assim

Somente em 2024, a corporação atendeu 306 ocorrências de pessoas com dedos presos em joias

Escrito por Redação ,
Dedo
Legenda: CBMCE realiza retirada de anel que ficou preso em dedo de homem em Fortaleza
Foto: Divulgação CBMCE

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel que estava preso no dedo da mão de um homem em Fortaleza, nessa terça-feira (26), em Fortaleza. 

Os oficiais foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) após o homem perceber o inchaço no dedo, o que impediu a retirada do objeto.

A equipe do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) usou uma minirretífica, que é o equipamento utilizado pelos profissionais do CBMCE para a remoção de objetos do tipo.

"O senhor informou que o anel entrou com dificuldade e, com o passar dos dias, o dedo inchou. O homem tentou retirar por conta própria e se feriu. Por ser um material duro e devido aos ferimentos, foi necessária mais de uma hora para a remoção", detalhou o cabo Rafael Santos do Nascimento, que atuou na ocorrência. 

Veja também

Mais de 300 casos em 2024

Segundo os bombeiros, ocorrências desse tipo são comuns. Somente em 2024, a corporação atendeu 306 ocorrências de pessoas com dedos presos em joias. No mesmo período do ano anterior, 300 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda conforme o CBMCE, esse tipo de incidente pode ocorrer devido ao acúmulo de líquido nas extremidades do corpo, mudanças climáticas ou alterações nos hábitos alimentares. Em casos mais graves, pode ser necessário amputar um membro.

O que fazer?

A orientação dos bombeiros para casos assim é que as vítimas façam movimentos circulares ou elevem a parte do corpo, para tentar a reduzir o inchaço na região. Caso a remoção do objeto não seja possível, a retirada pode ser facilitada com a utilização de água e sabão, ou ainda imergindo a parte do corpo em água com gelo, ou sal.

Se mesmo assim, a pessoa não conseguir retirar o objeto, os bombeiros orientam que, antes de acionar o Corpo de Bombeiros, a vítima se dirija a uma unidade de saúde com serviço de emergência para uma avaliação clínica. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados