Beluga retorna a Fortaleza após entrega de helicóptero em SP; acompanhe

Aeronave tem previsão de pousar na capital cearense às 13h25

Escrito por Redação ,
Foto: Fabiane de Paula / SVM

O avião Beluga ST chegou ao Ceará após realizar entrega de helicóptero de luxo em São Paulo. A aeronave deixou Viracopos em São Paulo e pousou no Aeroporto de Fortaleza.às 13h32.

Conforme informações do Flight Radar, plataforma com dados da aviação, a aeronave chegou a fazer trajeto passando pelos estados Bahia, Pernambuco e Ceará. 

Ao passar pela região de Pacoti, a aeronave fez um desvio para manobrar em direção a uma pista de pouso do Aeroporto de Fortaleza. 

A aeronave deixa o Aeroporto de Fortaleza às 13h25 com destino à Dakar. 

Veja descida de Beluga no Aeroporto de Fortaleza:

Veja linha do tempo do Beluga no Brasil:

  • 24 de julho: Avião Beluga pousa em Fortaleza após atraso causado por tempestade no Dakar
  • 25 de julho: Aeronave deixa capital cearense para entrega em SP
  • 27 de julho: Avião retorna ao Ceará

APELIDO DE "BALEIA VOADORA"

Chamado carinhosamente de "avião-baleia", o BelugaST pousou pela primeira vez em Fortaleza na tarde do último domingo (24), reunindo milhares de curiosos e fãs de aviação na Avenida Senador Carlos Jereissati e nas proximidades do aeroporto. 

A aeronave é uma das maiores de carga do mundo em volume, sendo maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos.

Como funciona o BelugaST?

Aeronave recebeu equipe técnica ao chegar na capital cearense
Legenda: Aeronave recebeu equipe técnica ao chegar na capital cearense
Foto: Fabiane de Paula/SVM

O Beluga começou a voar em meados da década de 1990, substituindo outro avião com desenho peculiar, o Super Guppy. Uma das principais alterações feitas no A300 para se tornar o Beluga está na na frente do avião, onde fica a cabine de comando. Ela foi rebaixada para ficar mais próxima do solo e dar mais espaço na parte superior para a carga.

Veja também

O carregamento, por sua vez, é feito levantando a "testa" do avião do mesmo modo que em outros cargueiros, como é o caso do antigo An-225 e do Boeing 747.

A operação é feita com dois pilotos e um mestre de cargas. Ao todo, existem cinco Belugas ST, e a Airbus já conta com um sucessor para o cargueiro, o Beluga XL, maior que o modelo atual e desenvolvido a partir do A330.

 

 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados