Arcebispo de Fortaleza, Dom José envia carta de renúncia ao Papa Francisco ao completar 75 anos

O anúncio do envio do documento foi feito pelo religioso em uma missa de celebração do aniversário de 75 anos. Dom José é Arcebispo de Fortaleza desde 1999

Escrito por Thatiany Nascimento , thatiany.nascimento@svm.com.br
Legenda: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques é arcebispo de Fortaleza desde o início de 1999
Foto: Thiago Gadelha

O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, completou 75 anos no último dia 13 de maio e enviou, logo em seguida, ao Papa Francisco uma carta de renúncia do cargo. A ação segue a orientação do Código de Direito Canônico no qual consta que quando bispos completam 75 anos de idade devem apresentar a renúncia ao seu cargo pastoral.

O religioso está como Arcebispo de Fortaleza desde 1999, quando foi nomeado pelo Papa João Paulo II no dia 13 de janeiro de 1999, e tomou posse do cargo em março do mesmo ano. Ele sucedeu Dom Claúdio Hummes, que havia sido nomeado Arcebispo de Fortaleza em 1996 e, em 1998, deixou o Ceará para tornar-se Arcebispo de São Paulo.

A confirmação do envio da carta de renúncia ao Papa foi anunciada por Dom José em uma missa de celebração de seus 75 anos, na sexta-feira (19) na Igreja da Prainha, em Fortaleza, onde agora funciona o prédio da Faculdade Católica de Fortaleza, antigo Seminário da Prainha. 

Na missa, durante a homilia, o sacerdote declarou: 

“O tempo passa, situações da vida passam, as provas passam de diversas maneiras,  mas a construção de Deus está sempre. O que me inspira é essa palavra de Deus, quando hoje celebramos os meus 75 anos já se vislumbra o fim desse ministério como Arcebispo de Fortaleza. A carta ao Papa já foi no dia seguinte do meu aniversário”. 
Dom José Antonio
Arcebispo de Fortaleza

Veja também

Carta de renúncia

Na ocasião, Dom José também relembrou que ainda em fevereiro deste ano a imprensa já o procurou para saber se ele já havia preparado o documento da renúncia. “Alguém dizia na imprensa, antes da abertura da Campanha da Fraternidade, se eu já tinha escrito e eu não. Se eu não tinha 75 anos, como eu vou escrever uma carta dizendo da renúncia?”.  

Ele ponderou que é preciso saber “esperar as coisas acontecerem porque o Senhor é aquele que dirige a história”. Ao falar sobre os 75 anos, refletiu: “essa conta especial de 75 anos faz a gente pensar muito na vida toda que passou. E uma coisa é certa, nós somos amados por Deus e escolhidos antes da criação”. 

Quais os próximos passos?

Para ter validade, a renúncia deve ser aceita pelo Papa. Mas Francisco pode também determinar que Dom José Antonio permaneça à frente da Arquidiocese de Fortaleza.

Em entrevista ao Diário do Nordeste em fevereiro de 2023, o Vigário Judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico do Ceará, padre Antônio Carlos do Nascimento, disse que a escolha do sucessor de um arcebispo tem “todo um processo a ser observado”, incluindo consulta de possíveis candidatos e indicação de 3 nomes. O Papa pode acatar um dos nomes indicados. 

 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados