Porto Iracema das Artes realiza Semana da Voz com programa dedicado ao canto, à fala e à performance

Dia Mundial da Voz é celebrado anualmente em 16 de abril. Programa “EntreVozes” traz aula aberta com Paula Santoro, atendimento gratuito de fonoaudióloga, palestras e workshop

Legenda: A cantora Paula Santoro, considerada um dos maiores nomes de MPB de sua geração, vai ministrar aula aberta em que tratará de fisiologia e técnica, com uma prática coletiva no final

Por ocasião do Dia Mundial da Voz, 16 de abril, o Porto Iracema das Artes promove, pela primeira vez, a Semana da Voz, trazendo ações gratuitas para formação, educação e orientação sobre cuidados vocais. A iniciativa dá início a um programa com atividades a se desenrolarem no decorrer do ano.

A programação começa amanhã, 12 de abril, com palestra da fonoaudióloga Priscila Ribeiro, intitulada “A psicodinâmica vocal e o seu protagonismo no fazer artístico”. A atividade, aberta a todos os interessados, acontecerá das 15h30 às 17h30. Priscila Ribeiro também ministrará o workshop “A voz como palco para o self: saúde, expressão e arte” na segunda-feira, dia 15, das 18h30 às 21h30. Ambas as ações se passarão no Auditório da Escola.

Atendimento fonoaudiológico

O Porto também oferecerá atendimento gratuito em fonoaudiologia de segunda a quarta-feira da próxima semana, nos dias 15 a 17, na Sala A3. O atendimento será feito por ordem de chegada pela fonoaudióloga Márcia Melo, das 14h às 17h. Márcia fará uma triagem vocal, com orientações, e alertará para os sinais e sintomas de patologias que possam comprometer a qualidade da voz. A atividade é uma parceria do Porto Iracema com o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Pitágoras de Fortaleza e com a Clínica Centro de Otorrino.

Aula aberta com Paula Santoro

Como cantar e falar com menos esforço e mais liberdade, e consequentemente, com mais expressão e eficiência na transmissão da mensagem, seja cantada ou falada. É nessa abordagem que a cantora, preparadora vocal e fonoaudióloga Paula Santoro participa da Semana da Voz no Porto Iracema. Com o tema “Fisiologia da voz no canto popular e na fala”, ela vai ministrar aula aberta em que tratará de fisiologia e técnica, com uma prática coletiva no final.

A atividade será na terça-feira, Dia Mundial da Voz, 16 de abril, no Auditório da Escola das 14h30min às 17h30min. A entrada é gratuita, aberta a profissionais da voz e demais interessados.

Programa EntreVozes

A Semana da Voz no Porto marca o início do Programa “EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance”, que trará, ao longo deste ano, uma série de atividades voltadas à pesquisa e à investigação da voz. Usos, cuidados para a manutenção da saúde e aprimoramento do canto e da fala estão entre o conteúdo previsto, que propõe a utilização da voz na atuação teatral, na performance artística e no canto. As ações serão pensadas a partir do esforço conjunto dos Laboratórios de Música e de Teatro, com apoio do Curso Básico de Artes Cênicas e dos laboratórios de Dança e de Cinema.

“A voz está presente em todas essas linguagens. É claro que ela está muito mais fortemente na música e no teatro, mas as outras linguagens também têm a voz como elemento importante nas suas produções”, lembra Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema. Segundo ela, uma programação já vem sendo montada especialmente para o EntreVozes.

Esta não é a primeira vez que o Porto oferece ações preocupadas com a prática vocal. A Escola já promoveu oficinas de canto, de preparação e técnica vocal, canto popular, entre outras, ministradas por nomes como a cantora e compositora Ana Luiza; a cantora, compositora e professora de canto Suely Mesquita; a cantora, compositora, pianista e preparadora vocal Apa Silvino, além de realizar um encontro sobre entrelaçamento de linguagens (música e teatro) com a cantora e professora Doriana Mendes e o professor Danilo Pinho.

SERVIÇO

Palestra “A psicodinâmica vocal e o seu protagonismo no fazer artístico”, com Priscila Ribeiro
Data e hora: sexta-feira, dia 12, das 15h30min às 17h30min
Local: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita

Workshop “A voz como palco para o self: saúde, expressão e arte”, com Priscila Ribeiro
Data e hora: segunda-feira, dia 15, das 18h30min às 21h30min
Local: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita, inscrições por ordem de chegada

Atendimento Fonoaudiológico Gratuito com Márcia Melo
Datas e horários: dias 15, 16 e 17, das 14h às 17h
Local: Sala A3 do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entraga gratuita, atendimento por ordem de chegada

Aula aberta com Paula Santoro
Data e hora: dia 16, das 14h30min às 17h30min
Local: Auditório do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita, por ordem de chegada

Mais informações aqui.