Obras de usuários do serviço mental em Fortaleza são expostas no Museu da Cultura Cearense
A mostra faz parte da programação do Museu da Cultura Cearense para a 14ª Primavera dos Museus
Partindo do princípio de que a arte é uma forma de bem-estar social, o Museu da Cultura Cearense lança nesta quinta-feira (10), a partir das 19h, a exposição "Mascaral: variando sentidos e cuidados", a qual apresenta produções artísticas de usuários de serviços de saúde mental em Fortaleza. A mostra segue aberta para visitação virtual no site do Dragão do Mar até 10 de outubro.
Além de reunir as obras de usuários do serviço mental, a exposição exibe também produções de familiares, extensionistas e profissionais do CAPS Geral da Regional IV, da capital. Entre manifestações cênicas, literárias e/ou plásticas, cerca de 30 trabalhos fazem parte da iniciativa, que busca explorar a metáfora das máscaras e abordar a relação entre vida e arte.
Para dar continuidade à prestação do cuidado terapêutico, que foi interrompido presencialmente por conta da pandemia, o projeto surgiu da necessidade de possibilitar encontros sensíveis entre pessoas que necessitam do serviço de saúde mental e da adaptação das técnicas e das atividades para as plataformas digitais.
A mostra faz parte da programação do Museu da Cultura Cearense para a 14ª Primavera dos Museus, prevista para 21 a 27 de setembro de 2020. Neste ano, o projeto reúne ações museológicas em torno do tema Mundo Digital: Museus em transformação.
Serviço
Abertura da exposição virtual “Mascaral: variando sentidos e cuidados”
Quinta-feira (10), a partir das 19h, no site do centro Dragão do Mar.