Museu da Fotografia chega a Sobral pela primeira vez

O equipamento de Fortaleza realiza, no interior, uma formação básica em fotografia. O curso dura até sábado (13)

Escrito por Redação ,
Legenda: Ação formativa do Museu da Fotografia
Foto: Divulgação

Aos poucos, os equipamentos culturais de Fortaleza ganham condições de reestreitar os laços com o público. Ainda sob a série de restrições provocadas pela prevenção da Covid-19, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) chega a Sobral (CE) pela primeira vez. Desta segunda (8) até sábado (13), a instituição realiza um curso de fotografia junto a 8 jovens que cumprem medida socioeducativa. A ação é uma parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).  

Embora a programação do MFF realize essa abertura, o diretor do equipamento, Sílvio Frota, pondera que o planejamento do museu para 2021 depende bastante, ainda, do equilíbrio da situação de saúde pública.    

“Não dá pra prever direito o que vamos fazer, por que, a cada dia, é uma coisa que muda muito. Se tiver segurança, a gente faz. Sem segurança, não podemos fazer. Inclusive, nós tínhamos uma exposição programada para abrir agora. Um projeto que já era do ano passado. Mas não tem clima pra isso. Estamos jogando pra setembro e só temos como saber quando chegar lá”, detalha Sílvio.  

Em Sobral, o museu chega com uma formação básica. Aos jovens, o Núcleo Educativo do MFF deve apresentar a história da fotografia e produzir um ensaio fotográfico. A princípio, o equipamento chegaria ao município com a abertura de uma exposição, além da ação educativa. A programação estava agendada para o aniversário da cidade (em julho), mas a pandemia provocou o adiamento. “Mais à frente, vamos retomar essa mostra”, ressalta Sílvio Frota.  

Legenda: Encontro do Núcleo Educativo do MFF, antes da pandemia
Foto: Divulgação

Sílvio conta que a ação fazia parte de um projeto de circulação maior pelo interior do Estado. Com as restrições vigentes, o diretor do museu explica que as formações são as ações “possíveis” - sem haver, por enquanto, condições de deslocar e abrir a estrutura de uma exposição para além da capital cearense.   

Céu aberto 

De 14 de dezembro a 14 de janeiro, antes da piora dos índices de contágio da Covid-19 em Fortaleza e no interior, o MFF abriu a mostra “Ser Humano” na Avenida Beira-Mar, com a curadoria dos fotógrafos Silas e Lia de Paula. O equipamento reuniu mais de 40 fotos à altura do Espaço da Casa Cor do Ceará.  

Foi a primeira exposição a céu aberto do museu. Sílvio reforça como a experiência foi democrática. “A repercussão foi fantástica. A gente pôde avaliar a quantidade de gente baseada nos QRs codes (distribuídos no espaço da mostra)”, detalha o diretor. Do próprio acervo do MFF, a curadoria fez um recorte de 12 imagens dos conflitos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e 30 das disputas em países como a Síria e o Iraque.  

2021 

Antes de aportar em Sobral, o MFF já esteve, em 2021, na praia de Jericoacoara (CE). Em parceria com a Fundação Suíça, o equipamento realizou outra ação educacional - confirmando a atual vocação do museu diante das limitações da pandemia. 

Para adiante, Sílvio Frota revela que o museu deve ir para as unidades correcionais de menores em conflitos com a lei. “Os diretores nos pediram. Eles estão tendo um problema muito sério, porque as crianças estão sem ter o que fazer (no período da pandemia). Mas dentro do MFF, por enquanto não. Trabalhar com as crianças é mais complicado”, observa o diretor.  

Serviço 
Desde setembro do ano passado, o MFF foi reaberto para visitação - seguindo os protocolos sanitários. Localizado na Rua Frederico Borges, 545, Varjota, o espaço recebe um máximo de 40 visitantes simultâneos, de terça a domingo, das 12 às 17h. Contato: (85) 3017.3661 

Assuntos Relacionados